Minas Gerais - 14 finais! A Copa do Brasil terá recorde com a decisão entre Cruzeiro e Flamengo. Jamais o torneio nacional teve dois clubes com tantas finais na bagagem. A Raposa tentará igualar o atual campeão Grêmio com cinco títulos, enquanto o Mengo buscará ter as mesmas quatro voltas olímpicas que os mineiros. A dupla está pela sétima vez na final da Copa BR.
O Cruzeiro não decidia a competição desde 2014, quando amargou o vice-campeonato no clássico ante o rival Atlético Mineiro. Em 1998, os mineiros também bateram na trave. Em compensação, o Cruzeiro foi campeão em 1993, 1996, 2000 e 2003. Em sua última conquista, por sinal, o Trem Azul atropelou o Flamengo. Naquela oportunidade, os rivais tinham apenas oito finais.O Flamengo, além do vice de 14 anos atrás, também ficou no quase em 1997 e 2004. As conquistas do Rubro-negro foram em 1990, 2006 e 2013, sua última presença na decisão. Para chegar ao atual estágio, o time de Diego e cia. superou o Botafogo no clássico carioca. O Cruzeiro, por sua vez, precisou dos pênaltis para eliminar o Grêmio e dar o troco no rival gaúcho que havia eliminado a Raposa na semifinal do ano passado.
Média do Tricolor é a 5ª maior do Brasileirão e a 6ª melhor entre os 128 participantes das quatro divisões nacionais
Leia a notícia completaCampeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com sete conquistas, contra cinco de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Em relação aos clubes, o Grêmio assumiu a liderança com cinco conquistas. O Cruzeiro estacionou nos quatro títulos, um a mais do que Flamengo, Corinthians e Palmeiras. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.