Rio Grande do Norte - Os atacantes têm a missão de balançar as redes. Mas a Arena das Dunas, um dos 12 estádios da Copa do Mundo 2014, foi inaugurada com gol de zagueiro. Coube ao xerifão Adalberto, do América de Natal, anotar - aos 26 minutos do 2º Tempo - o primeiro tento do estádio no último domingo. O Mecão venceu o Confiança, por 2 a 0, pela 3ª rodada da Copa do Nordeste.
"Esse gol eu dedico para a minha família, minha mãe, minha namorada e para toda essa torcida do América", comemorou o zagueiro Adalberto Hilário Ferreira, de 26 anos, natural de Juiz de Fora (Minas Gerais), de 1,84m e 77 kg.
A Arena das Dunas foi o sétimo estádio do Mundial do Brasil a ser inaugurado - o primeiro na atual temporada. Antes, já tivemos alguns escolhidos durante a temporada 2013. Todos com sorte e competência de anotar o primeiro gol das reformadas Arenas para Copa do Mundo 2014.
Início!
O primeiro predestinado foi o meio-campista Kléberson. Aos 33 anos e respaldado pelo pentacampeonato mundial com a Seleção Brasileira, ele marcou o gol inaugural do Castelão, em Fortaleza. Na reabertura do estádio, em 27 de janeiro, o Bahia triunfou sobre o Ceará (1 a 0) pela Copa do Nordeste. Kléberson anotou seu gol aos 32 minutos do primeiro tempo após rebote do goleiro Fernando Henrique. Mas o Castelão foi aberto com outra partida. O problema é que Fortaleza e Sport não saíram do zero.
Mineirão!
Em 3 de fevereiro de 2013, o Mineirão, em Belo Horizonte, foi reaberto com o triunfo do Cruzeiro, por 2 a 1, sobre o rival Atlético Mineiro. O garoto Anselmo Ramon, de apenas 24 anos, até comemorou o tento, mas o árbitro Cleisson Veloso Pereira deu gol contra de Marcos Rocha aos 22 minutos da primeira etapa. O juizão entendeu que foi o jogador do Atlético quem desviou a bola em cruzamento de Leandro Guerreiro.
Fonte Nova!
A Arena Fonte Nova não teve problemas com gols. O Vitória meteu 5 a 1 no rival Bahia em 7 de abril de 2013. Renato Cajá, com 28 anos, foi o protagonista do novo estádio baiano ao balançar as redes aos 41 minutos da primeira etapa. O meia, que rodou por inúmeros clubes, marcou o primeiro gol da recauchutada Arena Fonte Nova em cobrança de pênalti.
Maracanã!
No Campeonato Brasiliense, em duas rodadas, não houve, sequer, um empate
Leia a notícia completaMané Garrincha!
Já o Mané Garrincha foi reinaugurado em 18 de maio de 2013. O Brasiliense venceu o Brasília, por 3 a 0, e sagrou-se campeão estadual pela oitava vez. O autor do primeiro gol do novo estádio atende pelo nome de Bocão. Jonathan Ferreira da Silva, de apenas 20 anos, foi um dos destaques da partida. Aos 4 minutos da segunda etapa, o lateral tabelou com Gizo e bateu forte para o fundo das redes.
Arena Pernambuco!
A Arena Pernambuco, assim como o Maracanã, foi inaugurada com um amistoso. Náutico e Sporting, de Portugal, empataram, por 1 a 1. O primeiro gol do estádio que fica em São Lourenço da Mata, próximo a capital Recife, foi contra. Aos 22 minutos, André Martins cruzou da esquerda e a bola desviou em Luiz Eduardo, do Náutico, antes de entrar.
Até a Copa do Mundo 2014 ainda serão inaugurados a Arena Corinthians (65.000 lugares), o Estádio Beira-Rio (50.287 lugares), a Arena Pantanal (42.968 lugares), a Arena Amazônia (42.377 lugares) e a Arena da Baixada (41.000 lugares).