São Paulo - O Barcelona, com seu tridente de atacantes - Messi, Suárez e Neymar -, confirmou o favoritismo e voltou a ser campeão da UEFA Champions League. O clube espanhol, neste sábado, encerrou quatro anos de seca ao superar a Juventus, por 3 a 1, no Estádio Olímpico, em Berlim, na Alemanha. Rakitic, Suárez e Neymar anotaram os gols catalães, enquanto Morata fez para os italianos. De quebra, o Barça acabou com jejum de 55 anos da Espanha.
Este foi o período em que os espanhóis ficaram sem conquistar por duas temporadas seguidas o torneio mais importante da Europa. O Real Madrid deu a volta olímpica na edição passada, enquanto o Barcelona faturou seu quinto título neste sábado. A Espanha esteve seguidamente no alto do pódio entre 1956 e 1960 com o clube merengue.Desde então, os espanhóis não haviam conseguido dois títulos seguidos na UCL. Com a conquista do Barcelona, a Espanha chega a sua 15ª volta olímpica na UEFA Champions League e deixa Itália e Inglaterra estacionados nos 12 títulos. Já o Barcelona iguala Bayern de Munique e Liverpool que também somam cinco títulos cada.
A atual campanha do Barça teve 11 vitórias (seis como mandante e quatro como visitante) - a final foi disputada em campo neutro - e duas derrotas fora dos domínios catalães, além de 31 tentos a favor e 11 contra. O Barcelona foi campeão da UEFA Champions League nas últimas quatro oportunidades em que esteve na final. Antes da temporada 2014/2015, o clube espanhol superou os ingleses Arsenal, em 2005/2006, e Manchester United, em 2008/2009 e 2010/2011. A outra conquista catalã é da temporada de 1991/1992, quando o Barcelona bateu a Sampdoria, da Itália.
Campeões!Na atual edição da Série D, oito clubes foram campeões estaduais e tentarão obter mais um título na temporada
Leia a notícia completaEm relação aos títulos por países, a Espanha é a recordista com 15 conquistas, contra 13 da Itália e 12 da Inglaterra. A Alemanha conta com sete feitos na Europa, enquanto a Holanda tem seis. A lista ainda tem Portugal com quatro títulos. França, Iugoslávia, Romênia e Escócia somam uma conquista cada.