Ceará - Ceará e Copa do Nordeste nasceram um para o outro. E desta vez não estamos falando do inédito título do Vozão conquistado, de forma invicta, na última quarta-feira, em cima do Bahia. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, o Ceará - pela terceira vez consecutiva - teve o maior público do torneio regional. O Alvinegro vai além e, nestas três temporadas, é o primeiro campeão em campo e também nas arquibancadas.
Graças ao recorde de público no futebol brasileiro - 63.399 pagantes -, o Ceará fechou a Copa do Nordeste com média de 24.282 torcedores e público total de 145.692 fanáticos em seis jogos como mandante. Esta é a melhor marca desde o retorno da Copa do Nordeste. Em 2013, o Vozão foi líder do ranking com média de 23.541 alvinegros. Já na temporada passada, a marca caiu para 20.283 apaixonados, mesmo com o vice-campeonato.O melhor público da Copa do Nordeste também é recorde nestes últimos anos. O torneio voltou, em 2013, com o melhor desempenho nas arquibancadas sendo de 52.207 torcedores no duelo entre Ceará e ASA. Na oportunidade, o Vozão foi eliminado pelos alagoanos. No ano passado, o Ceará amargou o vice diante do Sport sob os olhares de 60.068 pagantes. Agora, o maior público do torneio regional chegou a 63.399 cearenses.
Só um quesito a edição 2015 da Copa do Nordeste não conseguiu ficar no topo. Mas nada de lamentações. O torneio regional, após 74 jogos, foi encerrado com média de 7.819 pagantes e público total de 570.777 torcedores. Apesar da média ser a maior do futebol brasileiro na atual temporada, o desempenho ainda fica abaixo de 2013, quando foi de 8.487 fanáticos. Em 2014, a média geral da Copa do Nordeste chegou a 7.602 fanáticos.
Ranking!Já no geral, desde 1994, o desempenho do Vozão é o quinto melhor no torneio regional
Leia a notícia completaÉ inegável o sucesso de público da Copa do Nordeste, mas o torneio regional também teve suas pisadas de bola, suas arquibancadas vazias. Dos 20 clubes, seis terminaram com média abaixo de mil pagantes. Um destes clubes é o Náutico, representante pernambucano na Série B. O Timbu amargou o 16º lugar com média de só 635 testemunhas. A lanterna, porém, foi do Globo (274).
Mas foram Socorrense e Ríver que fizeram ainda pior. O clube sergipano, no embate contra o Sampaio Corrêa, foi visto por míseros 27 torcedores. Já o Ríver, em seu duelo contra o Botafogo, atraiu 92 pagantes. Entre todos os jogos da Copa do Nordeste, 19 tiveram público abaixo de mil pagantes. Um campeonato, mas dois mundos completamente diferentes!