Bahia - O Bahia encerrou o 1º turno da Série B do Campeonato Brasileiro dentro da zona de acesso, na 4ª colocação com 33 pontos, um a mais do que o primeiro rival fora do G4 e quatro a menos do que o líder e rival Vitória. Mas pelo histórico dos pontos corridos, a informação mais importante aos tricolores vem do ranking de público.
Segundo levantamento do Sr. Goool, desde 2008, o campeão das arquibancadas conquista o acesso à Série A. Hoje, o Bahia lidera o ranking de público com média de 19.103 pagantes. Em oito partidas com a presença da torcida, o Tricolor acumula público total de 152.824 torcedores.O próprio Bahia, aliás, já esteve nesta situação. O clube nordestino foi um dos quatro clubes que subiram à elite nacional na temporada 2010. Naquela oportunidade, os torcedores ainda deram o título das arquibancadas ao Bahia. O clube da Boa Terra fechou a Série B com média de 18.654 apaixonados, o melhor desempenho de 2010.
Mas o empurrão dos torcedores começou com o Corinthians. Há sete anos, o Timão obteve o acesso, foi campeão da Série B e ainda teve o maior público - 23.786 alvinegros. O Vasco, na temporada seguinte, manteve o mesmo ritmo. Com acesso e título, o clube carioca também obteve a melhor média de pagantes (25.730).
Em 2011, o Sport ficou com a última vaga do acesso em campo, mas nas arquibancadas foi líder geral com média de 17.204 fãs. A união entre jogadores e torcedores continuou, em 2012, com o Vitória. Com média de 16.192 fanáticos, o Leão baiano abocanhou a quarta vaga do acesso.
Nas duas oportunidades, segundo o Sr. Goool, o clube carioca obteve aproveitamento de 63,2%
Leia a notícia completaNos pontos corridos da Série B, o Atlético Mineiro também faz parte da turma que subiu com a melhor média de público. O Galo, em 2006, teve média de 31.922 pagantes ao longo do acesso. A única exceção é o Santa Cruz, em 2007. O Santinha deu show nas arquibancadas (28.228), mas em campo amargou o rebaixamento à Série C. Os acessos, há oito anos, ficaram com Coritiba, Ipatinga, Portuguesa e Vitória.
De volta a 2015, o Bahia terá mais uma oportunidade para manter a boa média de público nas arquibancadas e se firmar no G4. O Tricolor baiano abrirá o returno contra o América Mineiro, 3º colocado com 34 pontos, no próximo sábado, às 21 horas, na Arena Fonte Nova, em Salvador.