São Paulo - "Corinthians grande / Sempre Altaneiro / És do Brasil / o clube mais brasileiro". Nunca este trecho do hino oficial do Corinthians fez tanto sentido como agora. O Timão, nesta quinta-feira, conquistou seu sexto título no Campeonato Brasileiro da Série A. A conquista na 35ª rodada chegou antes do apito final em São Januário, graças ao triunfo, por 4 a 2, do rival São Paulo sobre o Atlético Mineiro no Morumbi. Com o tropeço, o Galo já não pode mais alcançar o, agora, oficialmente campeão nacional de 2015. Em São Januário, o clube paulista empatou com o Vasco, por 1 a 1. Gol marcado por Vágner Love.
"Teu passado é uma bandeira / Teu presente é uma lição". O sexto título do Corinthians no Brasileirão acontece diante de um velho conhecido. O Vasco faz parte do passado e, agora, do presente glorioso do Timão. Quem não se lembra da conquista do Mundial de Clubes em 2000? Há 15 anos, o Corinthians se tornou o primeiro campeão do Mundial organizado pela FIFA justamente diante do Gigante da Colina no Maracanã.
Doze anos depois, o Vasco esteve próximo de eliminar o rival paulista na Libertadores. Mas a defesaça de Cássio e o gol de Paulinho mantiveram o Corinthians no caminho do inédito e invicto título do torneio mais importante da América do Sul. Antes destas duas façanhas, em 1929, o Corinthians - campeão paulista - enfrentou o campeão carioca Vasco. Na final regional, o título ficou com o Timão - o primeiro além das fronteiras de São Paulo. Agora, o Vasco volta a entrar na história do Corinthians, do sexto título nacional. Passado e presente lado a lado.
Sem falar que o aproveitamento do Corinthians (73,3%) é o maior da história dos pontos corridos. O time de Cássio, Gil, Elias, Jadson, Renato Augusto e cia. ostenta, após 35 rodadas, 23 vitórias (15 em casa e oito fora), oito empates (um como mandante e sete como visitante) e quatro derrotas (uma diante da torcida e três fora). O Corinthians ainda apresenta a melhor campanha como mandante (90,2%) e a melhor campanha como visitante (57,4%).
Remo, Ríver e Botafogo deram show em campo e receberam o apoio dos torcedores
Leia a notícia completa"Eternamente dentro dos nossos corações". Não é só dentro de campo que o Corinthians dá show no Brasileirão. O Timão também faz sucesso nas arquibancadas com os loucos do bando. No duelo contra o Coritiba, o clube paulista bateu seu recorde na Arena Corinthians - 43.688 pagantes. No Brasileirão já são seis públicos acima de 40 mil torcedores.
Não por acaso, o Corinthians ocupa a vice-liderança no ranking de público com média de 32.970 apaixonados. Em 17 partidas - sendo que a primeira foi realizada em Araraquara -, o Alvinegro do Parque São Jorge acumula público total de 560.484 fãs. Com dois jogos por fazer em casa - São Paulo e Avaí -, o Corinthians ainda poderá terminar o Brasileirão na liderança do ranking de pagantes.
"Salve o Corinthians de tradições e glórias mil". Este Corinthians, de tantos atributos e seguido por milhões de loucos, fará seu primeiro jogo como campeão brasileiro de 2015 em 22 de novembro, às 17 horas, contra o rival São Paulo pela 36ª rodada.