Santa Catarina - Em 29 de novembro de 2016, o Brasil parou e chorou, assim como o futebol mundial. Naquela trágica madrugada, o avião que levava a delegação da Chapecoense para Medellín, local da partida da final da Copa Sul-americana, caiu no Cerro El Gordo, em La Unión, cidade da província de Antioquia. Seis meses após a queda, em 29 de maio de 2017, a reestruturada Chape chegou à liderança do Campeonato Brasileiro da Série A pela primeira vez em sua história e ainda encerrou um longo jejum de Santa Catarina.
A Chapecoense, na última segunda-feira, fechou a 3ª rodada do Brasileirão com vitória sobre o rival Avaí, por 2 a 0, na Arena Condá, em Chapecó. O triunfo deixou o clube catarinense com os mesmos sete pontos de Corinthians e Cruzeiro, mas o Verdão leva vantagem no saldo de gols. A Chape chegou ao Brasileirão em 2014 e, desde então, tinha a vice-liderança na 2ª rodada da edição passada como sua melhor colocação.Além de garantir sua primeira liderança na elite nacional, a Chapecoense ainda encerrou um jejum de sete anos dos catarinenses. O Avaí, em 2010, havia sido o último clube de Santa Catarina a estar no topo do Brasileirão. Na 1ª rodada daquela temporada, o Leão meteu 6 a 1 no Grêmio Prudente, na Ressacada, e garantiu a ponta também por causa do saldo de gols. Desde então, o próprio Avaí, assim como Chapecoense, Figueirense, Joinville e Criciúma disputaram a Série A, mas nunca alcançaram o 1º lugar.
Santos, Rio Preto e o atual campeão Flamengo já carimbaram o passaporte no Grupo 2
Leia a notícia completaApós vencer o atual campeão Palmeiras (1 a 0) e o rival Avaí (2 a 0) em casa e empatar com o Corinthians (1 a 1) fora, a Chapecoense voltará a campo no próximo domingo, às 19 horas, quando fará um duelo direto contra o Cruzeiro no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, pela 4ª rodada do Brasileirão.