São Paulo - Um desavisado que assista a próxima Copa Sul-americana poderá pensar que a Seleção Peruana estará em campo. Mas na verdade será o Deportivo Municipal, um dos novatos do torneio, que homenageia a seleção do seu país através do uniforme com a tradicional camisa branca de faixa transversal vermelha. O Sr. Goool, depois de contar a história do Real Garcilaso, segue a saga pelos clubes que irão debutar na Copa Sul-americana.
"Reconhecida por ser a primeira equipe peruana a representar o nosso país em torneios internacionais, reconhecidos por ganhar seus primeiros títulos nos primeiros anos de sua fundação", diz trecho do site oficial do Club Centro Deportivo Municipal, fundado em 27 de julho de 1935.
Nem tudo, porém, foi alegria. O Deportivo Municipal já esteve na 2ª divisão do Campeonato Peruano. Lá, foi campeão em 1968 e em 2006. Agora, a Academia se prepara para estrear na Copa Sul-americana e a missão não será nada fácil. Para se ter uma ideia, o clube peruano terá pela frente o Atlético Nacional, simplesmente o finalista da Libertadores. O vencedor deste confronto pegará Universidad de Concepción-CHI ou Bolívar-BOL.
Corinthians e Palmeiras estão bem a frente dos outros 14 rivais do estado de São Paulo
Leia a notícia completaRegulamento:
A disputa dos clubes pelo título da Copa Sul-americana e, consequentemente, vagas na Recopa - contra o campeão da Libertadores -, Copa Suruga - contra o campeão da Liga Japonesa - e Libertadores, começa com 32 clubes em sistema de mata-mata.
Os 16 classificados se enfrentarão, em jogos de ida e volta, para a definição dos oito classificados às oitavas de final. Enquanto isso, oito clubes brasileiros se enfrentam para definir quatro vagas. O mesmo acontece com seis clubes argentinos na briga por três vagas. O último garantido nas oitavas de final é o Santa Fe - campeão da Sul-americana em 2015.
Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão.
Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis.