Espírito Santo - O Campeonato Capixaba, nas últimas cinco temporadas, teve cinco campeões diferentes. Em 2014, o Estrela do Norte conquistou seu primeiro título estadual. O clube de Cachoeiro de Itapemirim é um dos seis clubes que já deram a volta olímpica entre os dez integrantes do Capixabão 2015.
Dos últimos cinco campeões, apenas o Aracruz não estará no Estadual. A Desportiva Ferroviária, por sua vez, venceu pela última vez em 2013. A Tiva acumula 17 títulos, o segundo melhor desempenho do Estado. O maior campeão do Espírito Santo é o Rio Branco, dono de 36 títulos. Mas o clube de Cariacica não vence desde 2010.Responsável por dois títulos, em 2009 e 2011, o São Mateus também faz parte dos vencedores das últimas cinco temporadas. O Capixabão 2015 ainda conta com Linhares e Vitória no time dos campeões. O Linhares, na seca desde 1998, acumula quatro voltas olímpicas. Já o Vitória é o terceiro maior campeão do Estado com nove conquistas, a última em 2006.
Real Noroeste, Capixaba, Castelo e Itapemirim, por outro lado, serão os clubes que buscarão o primeiro título no Estadual. O quarteto quer entrar para a lista de 20 clubes que já tiveram o gostinho de dar a volta olímpica na história do Campeonato Capixaba. A edição 2015 do Estadual começará em 31 de janeiro.Na Chave Norte, o Linhares receberá o Rio Branco, enquanto o Real Noroeste vai encarar o São Mateus diante da torcida. A Chave Sul contará com o confronto entre Desportiva Ferroviária e Castelo, além da partida entre Itapemirim e Capixaba. Estes dois clubes subiram da Série B.
Regulamento: Ao todo, dez clubes das duas divisões inferiores não participarão da próxima edição do torneio nacionalCopa do Brasil terá os 20 clubes da Série A, mas acumula desfalques das Séries B e C
Na luta contra o descenso, os quatro clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois piores serão rebaixados para a Série B. Já no Hexagonal Final, os seis clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois melhores colocados irão para a final.
O melhor colocado no Hexagonal terá a vantagem de decidir em casa o título. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. O campeão terá vaga na Série D 2015 e na Copa do Brasil 2016.