São Paulo - Poucos torcedores do Corinthians deverão se lembrar do lateral-direito Balbuena que passou pelo clube paulista entre 2009 e 2010. Mas Edgar Gabriel Balbuena Adorno tem prestígio no Independiente, do Equador, um dos cinco novatos da Copa Sul-americana.
Montevideo Wanderers-URU, El Tanque Sisley-URU, Itagüí-COL e Melgar-PER também vão estrear no torneio em 2013. Apesar de novato, o quinteto tem histórias interessantes e todas serão desvendadas pelo Sr. Goool nesta semana.
No Independiente desde 2011, Balbuena atua com a camisa de número 3 e ganhou o apelido de "El Muro". A primeira missão do jogador de 32 anos e de seus companheiros na Copa Sul-americana será diante do Anzoátegui, da Venezuela. Mas confiança não falta ao Club Social y Deportivo Independiente.
Estreia do clube uruguaio na Copa Sul-americana será diante do Libertad, do Paraguai
Leia a notícia completaCampeões!
A Copa Sul-americana surgiu, em 2002, em substituição a Copa Mercosul. Os brasileiros só entraram na disputa em 2003. Com dois títulos (2004 e 2005), o Boca Juniors-ARG é o maior vencedor do torneio. San Lorenzo-ARG (2002), Cienciano-PER (2003), Pachuca-MEX (2006), Arsenal-ARG (2007), Internacional (2008), LDU-EQU (2009), Independiente-ARG (2010), Universidade de Chile-CHI (2011) e São Paulo (2012) têm uma conquista cada.
Em relação aos títulos por países, a vantagem é toda da Argentina com cinco conquistas. O Brasil soma dois títulos, contra um de Chile, Equador, México e Peru. O vencedor tem o direito de disputar a Recopa Sul-americana contra o campeão da Libertadores.
Regulamento:
A Primeira Fase da Copa Sul-americana contará com 32 clubes e será disputada em mata-mata. Os 16 classificados para a Segunda Fase se juntarão a oito clubes brasileiros e seis argentinos. Sairão 15 clubes classificados para as oitavas-de-final que se juntarão ao São Paulo - atual vencedor da Copa Sul-americana.
Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão. Até as semifinais, em caso de empate, a decisão será nos pênaltis - sem prorrogação. Na final, por outro lado, em caso de empate no saldo de gols, haverá prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis.