Alagoas - A Copa do Brasil 2017 foi aberta, na última quarta-feira, no Estádio José Gomes da Costa, no interior de Alagoas. A surpreendente vitória do Murici, por 3 a 1, sobre o Juventude foi acompanhada por apenas 26 pagantes. O clube alagoano colocou à venda 600 ingressos. Com esta marca, o segundo torneio mais importante do país mantém a sina dos últimos anos de sempre ter, ao menos, uma partida com público inferior a 100 torcedores.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não divulgou todos os borderôs, mas diante dos dados já disponíveis, é possível saber que a média da Copa do Brasil não passa de 3.684 espectadores. Além de Murici e Juventude, Altos e CRB (460) e São Raimundo e Boa Esporte (575) ficaram abaixo de mil pagantes.
Nos dois anos iniciais do primeiro inchaço de clubes - o segundo aconteceu na atual temporada -, porém, não houve jogos com menos de 100 pagantes nas arquibancadas. O menor público da edição 2013 da Copa do Brasil foi de 164 fãs para Veranópolis e Santo André. Em 2014, a pior marca foi vista no embate entre Lagarto e Santa Cruz (142).
O Sr. Goool é o único site que acompanha a Copa do Brasil com tabela, classificação interativa, ranking de público e renda, simulador de jogos e estatísticas. Valorize o trabalho do Sr. Goool. Divulgue! Compartilhe nossas ferramentas. E se você tiver site ou blog, tenha todas as ferramentas através do Plugin Sr. Goool! Saiba mais aqui!Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com sete conquistas, contra cinco de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Em relação aos clubes, o Grêmio assumiu a liderança com cinco conquistas. O Cruzeiro estacionou nos quatro títulos, um a mais do que Flamengo, Corinthians e Palmeiras. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.
Regulamento:
A Copa do Brasil foi novamente inchada em 2017 e será disputada em mata-mata ao longo das suas oito fases. A Primeira Fase contará com 80 clubes e será definida em partida única. Em caso de empate, o melhor colocado no Ranking Nacional de Clubes avançará. A Segunda Fase com 40 clubes também será definida em duelo único. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
Segunda Fase já tem sete clubes da Série A do Brasileirão, três da Série B e outros três da Série C
Leia a notícia completaNa final, gol fora de casa não fará diferença. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.
Nas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores (Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético Mineiro, Botafogo, Atlético Paranaense, Chapecoense e Grêmio), o campeão da Copa do Nordeste (Santa Cruz), o campeão da Copa Verde (Paysandu) e o campeão da Série B (Atlético Goianiense).
O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Copa Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.