Rio Grande do Norte - "Um bom dia para quem conquistou a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil na raça e em campo! :)". Foi desta forma que o América de Natal - por meio das redes sociais - comemorou a inédita classificação às oitavas-de-final da Copa do Brasil. A felicidade foi misturada com uma pitada da ácida ironia em relação a classificação do rival ABC. O Mais Querido passou de fase após a eliminação do Novo Hamburgo, então algoz do ABC, por conta da escalação irregular do meia Preto.
Rivalidade a parte, América e ABC fizeram história para o Estado do Rio Grande do Norte. Jamais os potiguares haviam colocado dois representantes nas oitavas-de-final da Copa do Brasil. Para se ter uma ideia, apenas Baraúnas e o próprio ABC já tinham o gostinho de ter chegado tão longe. O Mecão ainda não havia ousado ultrapassar a barreira deste mata-mata.
Agora, a dupla se junta a outros 14 clubes nas oitavas: Atlético Mineiro-MG, Atlético Paranaense-PR, Botafogo-RJ, Bragantino-SP, Ceará-CE, Corinthians-SP, Coritiba-PR, Cruzeiro-MG, Flamengo-RJ, Grêmio-RS, Palmeiras-SP, Santa Rita-AL, Santos-SP e Vasco-RJ.
Em sua primeira participação, Santa Rita já está entre os 16 melhores clubes do torneio nacional
Leia a notícia completaCampeões!
Cruzeiro e Grêmio, com quatro títulos cada, são os maiores vencedores da Copa do Brasil. Logo atrás, com três conquistas cada, aparecem Flamengo - atual campeão - e Corinthians. O Palmeiras ostenta dois títulos, enquanto Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um cada.
Em relação aos títulos por estados, o recordista é São Paulo com oito. O Rio Grande do Sul tem seis conquistas, uma a mais do que o Rio de Janeiro. Já Minas Gerais aparece com quatro títulos, contra um de Pernambuco e outro de Santa Catarina.