São Paulo - A Copa do Brasil, pela segunda vez consecutiva, terá dez campeões entre os 16 clubes classificados às oitavas de final. Recorde total, segundo levantamento do Sr. Goool, desde que o torneio adotou o atual formato em 2013. A surpresa na atual edição é o Juventude, vencedor da Copa do Brasil em 1999.
Integrante gaúcho na Série C do Brasileirão, o Juventude eliminou o Paysandu na Terceira Fase e carimbou o passaporte. Cruzeiro, Fluminense, Santos e Vasco também disputaram as fases anteriores do torneio nacional. Enquanto isso, Atlético Mineiro, Corinthians, Grêmio e Palmeiras chegam através da Libertadores. Já o Internacional está nas oitavas de final por ter sido o melhor clube depois do G4 no Brasileirão 2015.
O Sr. Goool só levou em consideração clubes que já haviam dado a volta olímpica. O Atlético Mineiro, por exemplo, não foi contabilizado na lista de 2014. O Galo só seria campeão há dois anos e entrou na listagem dos vencedores a partir de 2015. De 2013 para cá, apenas os campeões Corinthians, Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras, Santos e Vasco estiveram presentes em todas oitavas de final da Copa do Brasil.
Apenas dois clubes representam o estado do Tocantins nas divisões do Brasileirão
Leia a notícia completaCampeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com seis conquistas, contra cinco de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Em relação aos clubes, Cruzeiro e Grêmio são os maiores campeões com quatro títulos cada, um a mais do que Flamengo, Corinthians e o atual campeão Palmeiras. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.
Confira os campeões que disputaram as oitavas de final da Copa do Brasil desde 2013:
2013 (9)
Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos e Vasco
2014 (7)
Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos e Vasco
2015 (10)
Atlético Mineiro, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos e Vasco
2016 (10)
Atlético Mineiro, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Grêmio, Internacional, Juventude, Palmeiras, Santos e Vasco