São Paulo - Será difícil a Coreia do Sul achar outro 0 a 0 tão saboroso como foi o dessa terça-feira contra o Uzbequistão, em Tashkent, pela 10ª e última rodada da Eliminatória Asiática. O resultado em confronto direto garantiu os sul-coreanos na Copa do Mundo 2018. A Coreia do Sul pegou a segunda vaga do Grupo B, uma vez que o líder Irã já havia carimbado o passaporte. A Síria, por sua vez, disputará o playoff em busca da vaga para o Mundial. A Coreia do Sul, aliás, também entra para uma restrita lista de seleções.
A Copa do Mundo 2018 será a décima da Coreia do Sul, sendo a nona consecutiva. Apenas cinco seleções - todas campeãs mundiais - emendaram uma sequência tão longa no torneio mais importante do planeta, segundo levantamento do Sr. Goool. Recordista em participações entre os países da Ásia, a Coreia do Sul disputou a Copa do Mundo pela primeira vez em 1954. A sequência positiva, porém, vem desde 1986.Apenas Brasil - presente em todas as 21 edições das Copas -, Alemanha (16), Itália (14), Argentina (11) e Espanha (10) têm séries maiores do que a apresentada pelos sul-coreanos. A Coreia do Sul, para se ter uma ideia, supera os campeões mundiais Inglaterra (6), França (5) e Uruguai (4).
Seleção Neozelandesa enfrentará o 5º colocado da América do Sul em jogos de ida e volta
Leia a notícia completaSituação bem diferente da vivida na Eliminatória da Ásia. A campanha até a Rússia teve 12 vitórias (oito em casa e quatro fora), três empates (um como mandante e dois como visitante) e três derrotas longe da torcida, além de 38 gols a favor e dez tomados. Aproveitamento de 72,2%.
Antes da Coreia do Sul, Rússia - país-sede -, Brasil, Irã, Japão, México e Bélgica também carimbaram o passaporte para a Copa do Mundo 2018.