São Paulo - A Copa Africana de Nações terá início em 14 de janeiro, mas Costa do Marfim - atual campeão - estreará apenas dois dias depois. A Seleção Marfinense tentará repetir os feitos de Egito, Gana e Camarões, os únicos genuínos bicampeões do torneio. A tabela completa e o simulador de jogos da Copa Africana de Nações já estão disponíveis no Sr. Goool. (Clique na imagem abaixo ou mude o select do ano para 2017 para ter todas as informações da Copa Africana de Nações!)
Campeão nos pênaltis em cima de Gana, Costa do Marfim estreará contra Togo. O Grupo C, aliás, tem o maior número de campeões do torneio. Além da Costa do Marfim, República Democrática do Congo e Marrocos também já deram a volta olímpica. Mas os maiores vencedores da Copa Africana de Nações estão no Grupo D.Gana acumula quatro títulos, enquanto o Egito é o recordista com sete troféus. O Egito, aliás, foi o primeiro bicampeão da Copa Africana de Nações ao ganhar as duas primeiras edições em 1957 e 1959. Os egípcios ainda se tornariam tricampeões em 2006, 2008 e 2010. Já o bicampeonato de Gana foi obtido em 1963 e 1965.
Clube do interior conquistou o acesso à elite do Estadual de Goiás ao lado do Rio Verde
Leia a notícia completaDas seleções que já gritaram "é campeão" na Copa Africana de Nações, Nigéria, Zâmbia, Sudão, Etiópia, África do Sul e Congo não disputarão a edição 2017 do torneio. O campeão da Copa Africana de Nações terá vaga na Copa das Confederações. Apenas a África ainda não definiu seu participante. A Copa das Confederações será realizada na Rússia.
Regulamento:
As 16 Seleções, separadas em quatro grupos de quatro países cada, se enfrentarão dentro das próprias chaves. As duas melhores de cada grupo passarão para as quartas de final. Esta fase, assim como a semifinal, disputa do 3º lugar e final, serão disputadas em apenas um jogo. Em caso de empate, a partida terá prorrogação e, se necessário, pênaltis.