São Paulo - O Guarani, hoje, está fora da zona de acesso na Série A2 do Campeonato Paulista (equivalente a 2ª divisão). Ainda assim, o Bugre lidera o ranking de público com média de 3.690 pagantes. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, o líder de público, desde 2010, também conquista o acesso à elite do Paulistão. A notícia é um pingo de esperança no mar de incertezas do Alviverde de Campinas.
Nesta semana, o Guarani teve o Estádio Brinco de Ouro da Princesa leiloado por R$ 105 milhões. A empresa Maxion Empreendimentos Imobiliários, de Porto Alegre, foi a responsável pelo arremate. As dívidas do clube paulista, porém, superam os R$ 200 milhões. Apesar de ter perdido o estádio, o Bugre promete recorrer da decisão da juíza titular da 6ª Vara do Trabalho de Campinas, Ana Cláudia Torres Vianna. A Prefeitura de Campinas também se colocou ao lado do Guarani.E o estádio tem sido vital na campanha do Guarani. No ano passado, por exemplo, com o Brinco de Ouro interditado por falta de laudos, o Bugre sequer teve média acima de mil pagantes (926). O melhor desempenho ocorreu contra o Red Bull (3.609), em Paulínia. Em 2013, no ano da queda na Série A1, a média de público do clube paulista foi de 2.718 torcedores - também inferior a média atual do clube alviverde.
Na liderança do ranking de público, em 2015, o clube campineiro quer repetir as façanhas de São Bernardo, XV de Piracicaba, Comercial e São Bento. Todos estes clubes foram líderes de público e conquistaram o acesso à elite paulista. O São José, por outro lado, foi o último líder de público a morrer na praia.Em 2009, o clube de São José dos Campos teve média de 3.296 pagantes, mas acabou em 6º lugar. Os acessos da Série A2 de seis anos atrás foram de Monte Azul (1.688), Rio Branco (1.649), Rio claro (838) e Sertãozinho (1.155). Mas tudo mudou em 2010 e a arquibancada passou a ser vital para o acesso em campo.
Só os quatro primeiros colocados do ranking de clubes das Séries A, B e C superam o aproveitamento de 80%
Leia a notícia completaEm 2012, o São Bernardo voltou a mostrar sintonia com a torcida. O Tigre foi campeão em campo e nas arquibancadas (5.571). União Barbarense (2.349), Atlético Sorocaba (1.036) e Penapolense (1.183) também conquistaram o acesso. Já em 2013, o Comercial pulou um degrau no Paulistão com a quarta melhor campanha em campo.
Nas arquibancadas, o Bafo foi líder de público com média de 2.721 pagantes. Ao lado do Comercial também subiram Portuguesa (1.774), Rio Claro (752) e Audax (277). Por fim, em 2014, o São Bento subiu de divisão com a terceira melhor campanha. A média de público foi de 3.244 apaixonados. Capivariano (2.464), Red Bull (496) e Marília (3.199) também chegaram à elite. Agora, a bola está com o Guarani. A torcida tem feito a sua parte!