Pará - Os torcedores de CSA e CRB estão preocupados com a arbitragem da decisão do Campeonato Alagoano. Afinal, o árbitro paraense e do quadro da FIFA Dewson Fernando Freitas da Silva, antes de entrar em campo no domingo, às 16 horas, em Maceió, já terá apitado outra final, em Belém, neste sábado, pelo Estadual do Pará. Mas o juizão está sossegado com a missão nada comum no futebol brasileiro - duas finais em menos de 24 horas. Dewson Freitas, aliás, emana tranquilidade.
"Venho cumprindo as normas exigidas em relação ao rendimento físico. Isso não é item que compromete. Não tenho problema. Nunca tive lesão. Tiro isso de letra. Até mesmo a Marta Magalhães, nossa psicóloga da CBF, diz que eu conduzo uma partida com extrema tranquilidade, que minha serenidade é extraordinária, que nada extracampo tira minha atenção e que sou bem tranquilo em meu trabalho", disse ao Sr. Goool o calmo Dewson Freitas.
"Está tudo no meu cronograma. Fizemos um bom trabalho de logística. Terei tempo para descansar. Após o jogo deste sábado, ficarei em Belém. Poderei ir para casa descansar. Meu voo é apenas na manhã de domingo. Não terei problema de logística. Terei tempo para chegar tranquilamente ao estádio alagoano", explicou o juizão.
Por falta de comunicação, decisões de Alagoas e do Pará terão no apito Dewson Fernando Freitas da Silva
Leia a notícia completa"Minha alimentação não muda nada para estas duas partidas. Quando faço jogos em outros estados procuro evitar comidas típicas. Mantenho minha alimentação habitual, bem balanceada. Sou bem tranquilo com isso. Gosto de cumprir com minhas exigências", comentou ele ao Sr. Goool.
Paz de Deus!
Se nem a maratona anormal tira a paz de Dewson Freitas, o árbitro - que também é professor e foi formado na arbitragem em 2003 - aproveita para curtir o bom momento na carreira.
"É a primeira vez (que apita dois jogos, duas finais em menos de 24 horas). Fiquei feliz em ver que meu trabalho está sendo reconhecido. Estamos incluindo novos parâmetros na arbitragem. É bom ver que o que a gente vem fazendo rende novas conquistas. Tudo isso com muito trabalho, dedicação, humildade e simplicidade", comemorou Dewson que entrega os próximos passos da carreira nas mãos de Deus.
"Vou continuar trabalhando. Tudo o que aconteceu na minha vida pessoal e profissional foi com tranquilidade. Se eu for merecedor terei mais conquistas. Entrego tudo nas mãos de Deus. Ele sabe o que faz. Não fico pensando em apitar um jogo de seleção, de Copa América, de Olimpíada, de Libertadores ou de Copa do Mundo. Estou muito feliz com minha carreira. O mais importante na carreira de um árbitro é manter a regularidade. Gosto de cumprir passo a passo. Deus sabe a melhor hora para tudo", finalizou o árbitro paraense.
Entenda!
Algumas Federações, pressionadas pelos clubes, optam em chamar árbitros e assistentes de outros estados e da FIFA em clássicos e nas finais dos Estaduais. Para ter os profissionais de outros estados, estas Federações precisam entrar em contato com a CBF que passa a relação dos profissionais disponíveis.
Acontece que desta vez houve falha na comunicação. A FAF recebeu a lista com o nome de Dewson Freitas e o colocou no sorteio. A bolinha sorteada foi justamente do árbitro paraense. A FPF não foi informada a respeito e fez o sorteio com Dewson Freitas. Quis o destino que ele também fosse sorteado. Como nenhuma Federação voltou atrás e a CBF não se manifestou, o futebol brasileiro terá duas finais em dois dias seguidos com o mesmo árbitro.
Pode tudo!
O Art. 25 do Regulamento Geral das Competições não menciona arbitragem, mas proíbe jogadores de atuarem em um curto espaço de tempo.
"Os clubes e atletas profissionais não poderão, como regra geral, disputar partida sem observar o intervalo mínimo de sessenta (60) horas".
O Sr. Goool conta com uma ferramenta exclusiva da arbitragem nacional e internacional. A ferramenta de busca traz todos os profissionais de arbitragem que apitaram jogos de campeonatos acompanhado pelo Sr. Goool. Basta digitar o nome do árbitro ou do assistente para ter a relação completa de partidas. Ou ainda é possível procurar a arbitragem através do menu "árbitros por campeonato". Tudo muito simples e fácil. (Clique na imagem abaixo e tenha o sistema de busca da arbitragem!)