São Paulo - Ano sim e o outro também o Real Madrid fica com o título da UEFA Champions League. O maior torneio da Europa só perde a graça para os rivais dos merengues ou para aqueles que não vivem no planeta bola. Como não admirar Marcelo, Casemiro, Benzema e, principalmente, Cristiano Ronaldo? A trupe não se impressionou com o sistema defensivo da Juventus - que havia levado só três gols em todo o torneio - e voltou a ganhar dos italianos na UCL, desta vez, em Cardiff, no País de Gales, por 4 a 1. CR7 deixou sua marca em duas oportunidades. Casemiro e Asensio também balançaram as redes de Buffon. Sem falar que o clube espanhol alcançou feito raro na "nova" UEFA Champions League.
Ao todo, o Real Madrid soma 12 conquistas em 15 finais, sendo que essa é a segunda diante da Velha Senhora. O clube espanhol repete a dose da temporada 1997/1998, quando despachou a Juv em Amsterdã, na Holanda. Sem falar que o título merengue engrossa a lista de conquistas espanholas. É a quarta volta olímpica seguida, sendo três do Real Madrid e uma do Barcelona. Só a Holanda, entre 1970 e 1973, e a Inglaterra, entre 1978 e 1982, conseguiram tantos títulos sequencias.
A façanha não é só do Real Madrid. Seu principal craque também fez história. Cristiano Ronaldo, que anotou seu 600º gol na carreira, chegou ao quarto título de Champions. O gajo foi campeão pelo Manchester United em 2007/2008 e três vezes pelo Real Madrid (2013/2014, 2015/2016 e 2016/2017). Para se ter uma ideia, o camisa 7 tem a mesma quantidade de títulos do Ajax e supera com folga a rival Juventus, duas vezes campeã. Manchester United e Internazionale também ficam para trás (3). Ao todo, ele desbanca 16 campeões.Vice-líder do seu grupo com Borussia Dortmund, Legia e Sporting, o Real Madrid até a final passou por Napoli, Bayern de Munique - na prorrogação - e o rival Atlético de Madrid. O título foi obtido com nove vitórias (cinco em casa, três fora e a decisão em campo neutro), três empates (um como mandante e dois como visitante) e só uma derrota longe da torcida, além de 36 gols a favor e 18 contra. Campeão novamente, os merengues voltarão a disputar a Supercopa da UEFA. O desafiante desta vez será o Manchester United, campeão da UEFA Europa League.
Campeões!Brasileiros são maioria no geral e na Libertadores, enquanto Argentina domina a Sul-americana
Leia a notícia completaEm relação aos títulos por países, a Espanha é a recordista, agora, com 17 conquistas, contra 12 de Itália e Inglaterra. A Alemanha conta com sete feitos na Europa, enquanto a Holanda tem seis. A lista ainda tem Portugal com quatro títulos. França, Iugoslávia, Romênia e Escócia somam uma conquista cada.