Bahia - Ninguém levou mais a sério a Copa do Nordeste, até aqui, do que o Vitória. Quatro vezes campeão, o Leão baiano - atual vice-campeão estadual - ainda faturou três vice-campeonatos. Por conta de tudo isso, o Vitória é o grande favorito no Grupo C e até mesmo para levar a Edição 2013 da Copa do Nordeste.
Mas não será nada fácil. Apenas este grupo conta com dois campeões. Além do clube baiano, o América-RN - campeão potiguar em 2012 - também já deu a volta olímpica. Por outro lado, o Salgueiro - 3º colocado no Estadual 2012 - vai debutar na Copa do Nordeste e o ASA - atual vice-campeão alagoano - participou apenas uma vez e ainda ficou na lanterna do Grupo B, sendo eliminado já na primeira fase de 1994.
VITÓRIA
A trajetória do Vitória começou desanimadora na Copa do Nordeste. O Leão foi lanterna do Grupo C, em 1994, sendo eliminado na primeira fase. Mas tudo mudou três anos depois. Em 1997, o Vitória foi campeão pela primeira vez ao eliminar CSA, Santa Cruz, Ceará e faturar o título em cima do rival Bahia. Na final, o Rubro-negro triunfou, por 3 a 0, no primeiro jogo, e perdeu o segundo, por 2 a 1.
Todos os quatro clubes do grupo chegaram à Copa do Nordeste após o vice no Estadual
Leia a notícia completaO tri e o tetra tiveram o mesmo panorama. Em 2003, o Vitória entrou apenas na segunda fase e tirou o Sergipe, assim como fez com o América-RN na semifinal. Na decisão, o Fluminense de Feira endureceu e não perdeu. Foram dois empates (1 a 1 e 0 a 0) e título rubro-negro. Na última edição da Copa do Nordeste, o título veio em apenas uma partida da final, com triunfo em cima do ABC, 2 a 1.
Mas a torcida rubro-negra já sentiu o gosto amargo nas decisões. A primeira derrota foi em 1998, quando o América-RN garantiu o trofeu. Em 2000, o algoz foi o Sport. Já o Bahia deu o troco em 2002. Na temporada de 2001, o Vitória foi eliminado ainda na primeira fase, ficando no modesto sétimo lugar.
AMÉRICA-RN
O América pode ser coadjuvante neste grupo, mas já foi campeão em cima do Vitória - recordista de títulos. Em 1998, o Mecão ficou na segunda colocação do Grupo C na primeira fase. Na segunda, pelo Grupo F, o clube de Natal foi líder. Ao enfrentar o Vitória na final, perdeu a primeira partida (2 a 1), mas deu o troco em casa (3 a 1).
Mas até chegar ao título, a caminhada potiguar foi complicada. O América foi eliminado nas quartas-de-final, em 1994 e na primeira fase, em 1997. Mesmo com a conquista, a sina continuou em 1999, quando o clube caiu na segunda fase. Em 2000, o Vitória fez questão de dar o troco e eliminou o rival na segunda fase.
Um penúltimo lugar, em 2001, e um oitavo lugar, em 2002, definiram a desclassificação do Mecão na Copa do Nordeste. Em 2003, o Vitória voltou para assustar e tirou o América na semifinal. Já em 2010, o clube potiguar fez feio e foi eliminado na primeira fase na nona colocação.
Campeões!
O Estado da Bahia é o que mais se prepara para a Copa do Nordeste. Criada em 1994, a competição já viu quatro títulos do Vitória - atual campeão. O rival Bahia, assim como o Sport, soma dois. Enquanto isso, o América-RN já gritou "é campeão" em uma oportunidade.
Em 2014, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) colocará o campeão da Copa do Nordeste na Copa Sul-americana. Mas em outras oportunidades os vencedores tiveram prêmios que foram além do dinheiro. Em 1997 e 1998, Vitória e América-RN, respectivamente, puderam participar da Copa Conmebol. O campeão e o vice de 2000 - Sport e Vitória, respectivamente - jogaram a Copa dos Campeões Regionais.
Confira os jogos da 1ª rodada Grupo C na Copa do Nordeste:
Grupo C
Sábado
17h
Salgueiro x ASA
Domingo
17h
América-RN x Vitória