São Paulo - O técnico argentino Edgardo Bauza fez história duas vezes na última quarta-feira. O comandante levou o San Lorenzo a seu primeiro título na Libertadores e ainda se tornou o único treinador duas vezes campeão do torneio mais importante da América do Sul em sua nova fase. Em 2005, a Libertadores adotou o atual formato e, até então, nenhum técnico havia sido campeão em duas edições.
Na última quarta-feira, o San Lorenzo abocanhou o inédito título da Libertadores ao passar pelo Nacional, por 1 a 0, em casa. No jogo de ida, os rivais empataram, por 1 a 1, em Assunção. O clube argentino foi campeão com aproveitamento de 52,4%. Foram seis vitórias como mandante, quatro empates (um em casa e três fora) e quatro derrotas como visitante, além de 16 gols a favor e nove contra. (Confira a página exclusiva do campeão San Lorenzo no Sr. Goool!)
Natrural de Granadero Baigorria, Edgardo Bauza tem 56 anos e, entre 1977 e 1992, atuou como jogador, inclusive, defendendo a Seleção da Argentina. Em 1998, pelo Rosario Central, ele começou a carreira de treinador. Na nova profissão, Edgardo Bauza foi campeão peruano pelo Sporting Cristal, em 2004, e campeão equatoriano (2007 e 2010) e da Recopa Sul-americana (2010) pela LDU.
Lista seleta!
Edgardo Bauza é o 12º treinador a ganhar mais de um título na Libertadores. O último desta lista foi o brasileiro Paulo Autuori. O comandante que havia sido campeão pelo Cruzeiro em 1997, faturou o título com o São Paulo em 2005. Dos treinadores que já faturaram mais de um título, apenas Autuori foi campeão da "nova" Libertadores.
Clube hermano disputou 12 edições até chegar ao título e só supera Olímpia, LDU e Colo Colo
Leia a notícia completaSe o uruguaio Roberto Scarone, a frente do Peñarol (1960 e 1961), foi o primeiro técnico com mais de um título na Libertadores, o argentino Carlos Bianchi é o maior campeão entre os treinadores. Ele faturou os títulos de 1994 com o Vélez Sarsfield, além de 2000, 2001 e 2003 com o Boca Juniors.
Manuel Giudice (Independiente), Osvaldo Zubeldía (Estudiantes) - campeão três vezes -, Pedro Dellacha (Independiente), Juan Carlos Lorenzo (Boca Juniors) e Luis Cubilla (Olímpia) são os outros comandantes com mais de um título na Libertadores.
Em 55 edições da Libertadores, 25 clubes foram campeões com técnicos argentinos. Os brasileiros venceram 17 vezes, enquanto o Uruguai tem dez, a Colômbia dois e a Iugoslávia, de Mirko Jozic, uma vez. Ao todo 41 treinadores já deram a volta olímpica no torneio da América do Sul.