São Paulo - Improvável! Assim pode ser definido o time do Corinthians e até mesmo o título conquistado, nesta quarta-feira, contra o Fluminense, de virada, por 3 a 1, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Jô (2) e Jadson anotaram os tentos alvinegros. Incerto antes do início da temporada. Duvidoso antes dos recordes quebrados no turno. Quem poderia imaginar que Fábio Carille conseguiria dar liga a um ataque, por exemplo, com Romero, Kazim e Jô (antes de ser artilheiro e fundamental para a volta olímpica)? O futebol, contudo, não é e nunca foi certo, exato. Tanto é verdade que o Timão não só garantiu seu sétimo título no Brasileirão como ainda se tornou o maior campeão dos pontos corridos com quatro conquistas, superando Cruzeiro e São Paulo.
Há ainda quem duvide do Alvinegro do Parque Jorge, coloque "poréns" no feito paulista e aponte esse ou aquele clube com jogadores melhores, com técnico rodado e com time tendo futebol melhor. O fato é que todos os rivais não tiveram a sequência corintiana no turno, não aguentaram a pressão em jogos decisivos e não conseguiram vencer o próprio Corinthians. Sem falar que os adversários não entenderam que uma vitória vale três pontos na 1ª e também na 38ª e última rodada. Corinthians, time dos recordes que, independentemente do cacife dos seus jogadores, já está marcado na história.Nenhum outro clube fechou o turno do Brasileirão com tantos pontos (47), tantas vitórias (14) e de forma invicta - ao todo foram 20 partidas sem derrota. Nenhum outro campeão assumiu a liderança com tamanha antecedência como o Corinthians. Na 5ª rodada, o Timão garantiu o 1º lugar e não largou mais. Grêmio, Flamengo, Santos e Palmeiras até estiveram na vice-liderança, mas jamais chegaram perto do líder. A menor diferença no início até pode ter sido de um ponto, mas chegou a incríveis 11 na 20ª rodada.
Elenco! O grupo do Corinthians, nome por nome, pode até não chamar a atenção, mas um certo técnico soube aproveitar a qualidade de cada um. Fábio Carille tinha a ingrata missão de substituir Tite, um dos maiores ou até mesmo o maior comandante da história centenária do Timão. Cabeça dura em alguns momentos? Qual técnico não tem suas convicções a ponto de irritar os torcedores? Na história, porém, estará que Carille faturou o Paulistão, venceu todos os clássicos contra o Palmeiras, bateu recordes atrás de recordes no Brasileirão e fechou o ano com o título da Série A. Quem imaginaria isso no início de 2017? Nem você, louco do bando!
Apenas dois clubes da atual edição da Série A jamais perderam do Dragão na elite nacional
Leia a notícia completaO Corinthians ainda terá mais três confrontos e nove pontos em disputa. Não poderá bater seu recorde de 81 pontos em 2015, mas poderá igualar Cruzeiro, em 2014, e Palmeiras, em 2016, que alcançaram 80 pontos. Só o trio, de 2006 para cá, chegou a tal marca. Diante de todos os fatos expostos acima, será que alguém ainda duvida da força corintiana?