Rio Grande do Sul - Disputar a Série B do Campeonato Brasileiro para quem se autointitula "campeão de tudo" - com direito a títulos no Brasileirão, Libertadores e Mundial - não é nada fácil. Estar no segundo escalão nacional na mesma temporada em que o maior rival chega à final do torneio mais importante da América do Sul fica ainda mais difícil. Mas o Internacional, ao menos, fez sua parte e, nesta terça-feira, finalmente se livrou da Série B apesar do 0 a 0 ante o Oeste na Arena Barueri, pela 36ª rodada. Com 65 pontos, os gaúchos não podem mais ser alcançados por Londrina (58) e o próprio Oeste (58). Agora, sobra até um tempinho para secar o Grêmio na decisão contra o Lanús.
A caminhada colorada, contudo, não foi nada fácil. O Inter passou por momentos turbulentos, sendo 10º colocado na 4ª rodada. Antônio Carlos Zago, para se ter uma ideia, não resistiu aos tropeços. Deu tempo até mesmo de demitir Guto Ferreira no último sábado após o empate com o Vila Nova no Beira-Rio. Coube a Odair Hellmann, da comissão permanente do clube, terminar o trabalho na Série B. O Colorado completou 24 rodadas no G4, sendo 13 na liderança.Aliviado, o "campeão de tudo", agora, poderá brigar por mais um título inédito. Não que o torcedor esteja muito preocupado, mas pelo menos poderá diminuir o ranço de estar na Série B. Vice-líder com 65 pontos, o representante de Porto Alegre ostenta 18 vitórias (dez em casa e oito fora), 11 empates (seis como mandante e cinco como visitante) e sete derrotas (duas ao lado da torcida e cinco fora), além de 50 gols a favor e 26 tomados. Aproveitamento de 60,2%.
Como comparação, o Grêmio disputou a Série B de 2005, um ano antes da implantação dos pontos corridos. O Tricolor foi campeão na chamada "Batalha dos Aflitos". Em 33 partidas, o acesso e o título foram obtidos com 16 vitórias, 11 empates e seis derrotas, além de 48 gols pró e 34 contra. Aproveitamento de 59,6%. O Internacional terá mais duas rodadas e seis pontos para seguir com desempenho superior ao do rival.
Seleção Dinamarquesa garantiu presença pela quinta vez no torneio da FIFA
Leia a notícia completaNo próxima sábado, às 17 horas, o Colorado voltará a atuar fora de casa, no Serra Dourada, em Goiânia, contra o Goiás pela 37ª e penúltima rodada da Série B.
Confira todos os clubes que conquistaram acesso na Série B de pontos corridos:
2006
Atlético Mineiro-MG, Sport-PE, Náutico-PE e América de Natal-RN
2007
Coritiba-PR Ipatinga-MG, Portuguesa-SP e Vitória-BA
2008
Corinthians-SP, Santo André-SP, Avaí-SC e Grêmio Barueri-SP
2009
Vasco-RJ, Guarani-SP, Ceará-CE e Atlético Goianiense-GO
2010
Coritiba-PR, Figueirense-SC, Bahia-BA e América Mineiro-MG
2011
Portuguesa-SP, Sport-PE, Náutico-PE e Ponte Preta-SP
2012
Goiás-GO, Criciúma-SC, Atlético Paranaense-PR e Vitória-BA
2013
Palmeiras-SP, Chapecoense-SC, Sport-PE e Figueirense-SC
2014
Joinville-SC, Ponte Preta-SP, Vasco-RJ e Avaí-SC
2015
Botafogo-RJ, Santa Cruz-PE, Vitória-BA e América Mineiro-MG
2016
Atlético Goianiense-GO, Avaí-SC, Vasco-RJ e Bahia-BA
2017
América Mineiro-MG e Internacional-RS