São Paulo - Nada de Coreia do Sul, Japão, Austrália ou Arábia Saudita. O Irã é a primeira seleção asiática a garantir presença na Copa do Mundo 2018. A vaga conquistada, nesta segunda-feira, com a vitória sobre o Uzbequistão, por 2 a 0, e com duas rodadas de antecedência na Eliminatória da Ásia, coloca os iranianos ao lado de Rússia - país-sede - e Brasil também presentes no próximo Mundial. Serdar Azmoun, aos 23 minutos do 1º tempo, e Mehdi Taremi, aos 43 minutos do 2º tempo, fizeram a alegria de toda uma nação. Sem falar que o Irã assume a vice-liderança de participações em seu continente e conquista sua primeira dobradinha no torneio da FIFA.
Com a primeira dobradinha em Copas, o Irã assume a vice-liderança em participações entre as seleções da Ásia. A liderança disparada é da Coreia do Sul que tentará sua 10ª vaga. O Japão está ao lado do Irã com cinco presenças em Mundiais. Os iranianos ainda desbancaram Arábia Saudita e Austrália que somam quatro vagas cada. Todas essas seleções, contudo, estão na briga pelo Mundial 2018.
LEC ainda pode reverter a situação, mas no momento está na zona de rebaixamento da Série B
Leia a notícia completaSituação dos grupos!
Neste momento, a Coreia do Sul ocupa a vice-liderança do Grupo A com 13 pontos. Apenas os dois primeiros colocados de cada grupo garantirão vaga à Copa do Mundo. O Uzbequistão parou no 3º lugar com 12 pontos.
Os dois 3ºs colocados vão enfrentar-se em busca de uma vaga na repescagem contra o classificado da CONCACAF. No Grupo B, Japão e Arábia Saudita estão na zona de classificação com 16 pontos, a mesma pontuação da Austrália, 3ª colocada.