São Paulo - A geração atual da Seleção Islandesa estava fadada ao sucesso. Basta ver o histórico e a evolução dos homens de gelo e fogo. Os islandeses bateram na trave na última Eliminatória da Europa ao caírem na repescagem ante a Croácia. O quase, contudo, não foi visto na Eurocopa 2016. A Islândia não só obteve sua primeira classificação como ainda avançou até as quartas de final. No embalo e ritmo do haka, famosa comemoração e integração entre jogadores e torcedores, a Seleção da Islândia voltou a surpreender o planeta bola, nesta segunda-feira, ao se classificar pela primeira vez à Copa do Mundo. A Islândia superou, pela 10ª e última rodada da Eliminatória Europeia, o lanterna Kosovo, por 2 a 0 - gols de Gylfi Sigurdsson aos 40 minutos do 1º tempo e Johann Berg Gudmundsson aos 23 minutos do 2º tempo, para delírio daqueles que estavam no Estádio Laugardalsvollur, em Reykjavik, e carimbou o passaporte para o Mundial da Rússia em 2018.
Segundo dados da FIFA, o país com população de 320 mil habitantes e área de 103 mil quilômetros quadrados será o 78º a disputar uma edição de Copa do Mundo. A maior entidade do futebol considera a Sérvia sendo a "evolução" de Sérvia e Montenegro e Iugoslávia, assim como a Rússia em relação a União Soviética. O mesmo é válido para República Tcheca e Tchecoslováquia. Já a Alemanha Oriental só não está junto com a Alemanha por causa da Copa de 1974. O torneio foi realizado em solo alemão e contou com as duas Alemanhas (Ocidental e Oriental).A Islândia ainda será o 34º país da Europa a disputar a Copa do Mundo. Os islandeses igualam Bósnia-Herzegóvina, Eslováquia, Israel, País de Gales, Ucrânia e Alemanha Oriental que também têm uma participação cada em Mundiais. Sem falar que a inédita vaga da Islândia foi conquistada no Grupo H que tinha seleções com experiência em Mundiais. A Croácia, por exemplo, ostenta quatro presenças, sendo que a melhor participação foi um 3º lugar. A Turquia já esteve em dois Mundiais, um a mais do que os ucranianos.
Ao todo, Sérvia ostenta 11 participações em Mundiais, mas há vagas como Iugoslávia e também como Sérvia e Montenegro
Leia a notícia completaA Islândia entrou para o time de seleções classificadas para a próxima Copa do Mundo que já tinha Rússia - país-sede -, Brasil, Irã, Japão, México, Bélgica, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Nigéria, Costa Rica, Polônia, Egito e Sérvia.