Caxias do Sul - O Juventude foi a primeira vítima do novo regulamento da Copa do Brasil. O clube de Caxias do Sul amargou a eliminação logo na partida inicial da Primeira Fase ao ser derrotado pelo Murici, por 3 a 1, fora de casa. A queda dos gaúchos, porém, não foi surpresa. O Juventude, segundo levantamento do Sr. Goool, é o campeão que mais vezes foi eliminado ainda na Primeira Fase do torneio nacional.
Campeão em 1999, o Juventude já foi eliminado na Primeira Fase em quatro oportunidades. Em 2000, na defesa do título, o Periquito entrou nas oitavas de final e também caiu logo de cara - o que seria a quinta eliminação no primeiro desafio do torneio nacional. Mas a primeira queda na Primeira Fase aconteceu em 2003. Naquela oportunidade, a Caldense se deu bem nos pênaltis.Dois anos depois, o Juventude foi despachado pelo Paulista. O clube de Jundiaí seria o campeão de 2005. Já em 2010, o clube gaúcho caiu ante o Corinthians. Mas não o tradicional clube paulista. O Juventude foi eliminado na Primeira Fase pelo Corinthians Paranaense, hoje JMalucelli.
É certo que a atual temporada derrubará, ao menos, mais um campeão ainda na fase inicial. Santo André e Criciúma se enfrentarão na próxima semana no interior de São Paulo. Campeão em 2004, o Ramalhão já passou por uma eliminação precoce em 2006 ante o Potiguar e em 2015 contra o Goiás. O Criciúma, por sua vez, está indo pelo mesmo caminho do Juventude.
Primeira surpresa da Copa do Brasil ao ganhar o torneio em 1991, o Tigre foi abatido na fase inicial em 1994 (Grêmio), 2014 (Londrina) e 2016 (Operário). Dos 15 campeões da Copa do Brasil, 12 ostentam eliminações logo no primeiro desafio. Só Flamengo, Santos e Vasco não estão nesta lista. O Sr. Goool só considerou as temporadas em que os clubes já tinham sido campeões.
Internacional (1998), Paulista (2012), Sport (2011 e 2016) e Palmeiras (2002 e 2013) foram eliminados na Primeira Fase. A queda do Verdão, em 2013, aconteceu nas oitavas de final. Assim como o Palmeiras, outros clubes entraram nas oitavas e foram logo eliminados. São os casos de Corinthians (2000 e 2015), Fluminense (2013), Grêmio (2014), Atlético Mineiro (2015) e Cruzeiro (1997 e 2015). Em 97, a Raposa entrou e foi eliminada na Segunda Fase.
Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com sete conquistas, contra cinco de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Em relação aos clubes, o Grêmio assumiu a liderança com cinco conquistas. O Cruzeiro estacionou nos quatro títulos, um a mais do que Flamengo, Corinthians e Palmeiras. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.
Regulamento:
A Copa do Brasil foi novamente inchada em 2017 e será disputada em mata-mata ao longo das suas oito fases. A Primeira Fase contará com 80 clubes e será definida em partida única. Em caso de empate, o melhor colocado no Ranking Nacional de Clubes avançará. A Segunda Fase com 40 clubes também será definida em duelo único. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
Leão atropelou a Chapecoense e alcançou a quarta vitória em quatro jogosAvaí lidera com 100% e repete início do Estadual Catarinense de 18 anos atrás
Na final, gol fora de casa não fará diferença. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.
Nas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores (Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético Mineiro, Botafogo, Atlético Paranaense, Chapecoense e Grêmio), o campeão da Copa do Nordeste (Santa Cruz), o campeão da Copa Verde (Paysandu) e o campeão da Série B (Atlético Goianiense).
O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Copa Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.