Mato Grosso do Sul - Ter um animal como mascote é quase uma obrigação aos clubes brasileiros. São raros os outros casos. Mas a moda dos clubes sul-mato-grossenses é diferente. Lógico que os mascotes ainda estão presentes, mas no Campeonato do Mato Grosso do Sul o que chama a atenção são os nomes e os escudos com animais.
Clube de Munique foi o último alemão a estar e a conquistar o Mundial de Clubes
Leia a notícia completaAtual campeão, o CENE aposta na força do pégasus ou cavalo alado para voar até suas conquistas. O mascote do clube é visivelmente observado no escudo. As asas estão em alta entre os clubes da Série A do Sul-mato-grossense. Outros dois clubes apostaram em aves para destacar seus escudos.
Em relação ao Esporte Clube Águia Negra nem é preciso explicar. A ave está no nome, no mascote, no escudo e até no Estádio Ninho d'Águia. O clube de Rio Brilhante ainda colocou uma bola nas garras da Águia em seu escudo. Sem aterrissar, o Sr. Goool chega ao Misto.
O clube de Três Lagoas carrega em seu escudo e mascote o Carcará. De asas abertas, o Carcará protege o escudo do Misto. Mas nem todos os clubes quiseram voar. Este é o caso do URSO ou União Recreativo Social Olímpico. O clube de Mundo Novo carrega a face do animal em seu escudo. Além do mascote, o estádio do clube é chamado de Toca do Urso.
Entre aqueles clubes que têm nome ou escudo com animais, chegamos ao Ubiratan. Clube recém-promovido à Série A do Estadual, o Ubiratan carrega em seu escudo o Leão. O animal, que também serve de mascote, aparece no meio da letra "u" no escudo do clube. O zoológico sul-mato-grossense será aberto em 18 de janeiro para mais uma edição do Estadual.
O CENE, dono de cinco títulos, é o atual campeão do estado. O maior vencedor, porém, é o Operário, com dez conquistas, contra oito do Comercial. Já o Ubiratan soma três títulos, um a mais do que Águia Negra e Chapadão. Naviraíense, Ivinhema, Coxim, Nova Andradina e Corumbaense têm uma conquista cada.
Regulamento:
Os 14 clubes, divididos em dois grupos com sete cada, se enfrentarão dentro das próprias chaves em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados de cada grupos se classificarão para o mata-mata. Os dois piores colocados de cada grupo, por outro lado, serão rebaixados à Série B.
Nas quartas-de-final, semifinal e final, os rivais se enfrentarão em jogos de ida e volta. O campeão terá vaga na Série D do Brasileirão e na Copa do Brasil de 2015. O vice-campeão ficará com vaga na Copa do Brasil 2015.
Confira os jogos da 1ª rodada do Sul-mato-grossense 2014 (com horário de Brasília):
Grupo A
18/01
17h
Comercial x Misto
Aquidauanense x Costa Rica
19/01
17h
CENE x Novoperário
Grupo B
19/01
17h
URSO x Águia Negra
Ubiratan x Sete de Setembro
Ivinhema x Naviraíense