São Paulo - Imagina só uma nação apaixonada por futebol ficar privada de Copa do Mundo por quase quatro décadas? Pois bem, a Seleção Peruana encerrou o maior jejum da América do Sul ao se classificar, nesta quinta-feira, para o Mundial da Rússia. Os peruanos estavam fora do torneio desde a longínqua edição de 1982, mas findaram a seca, com a ajuda dos seus torcedores, ao passarem pela Nova Zelândia (2 a 0) no Estádio Nacional, em Lima, pela repescagem internacional. O jogo de ida, na Oceania, havia sido 0 a 0. Com a classificação peruana, a Copa 2018 já tem todos os seus 32 países confirmados.
Entre as nove seleções da CONMEBOL com participações em Copas do Mundo - apenas a Venezuela jamais disputou a competição da FIFA -, o Peru tinha o maior jejum. Agora, os peruanos passam o bastão para a Bolívia que está na seca desde 1994, nos EUA. O Peru ainda fica a frente dos tradicionais Paraguai, fora desde 2010, na África do Sul, e Chile e Equador, ausentes desde a Copa 2014, no Brasil.A Seleção Peruana disputará sua quinta Copa do Mundo. A melhor campanha aconteceu em 1978, quando terminou em 8º lugar. Foi o Mundial em que o Peru levou o suspeito 6 a 0 da Argentina. Além dessa oportunidade, apenas em 1970 os peruanos superaram a Primeira Fase. No México, a Seleção Peruana parou nas quartas de final contra o Brasil.
Apenas dois clubes da atual edição da Série A jamais perderam do Dragão na elite nacional
Leia a notícia completaA Seleção do Peru se junta Rússia - país-sede -, Brasil, Irã, Japão, México, Bélgica, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Nigéria, Costa Rica, Polônia, Egito, Islândia, Sérvia, Portugal, França, Uruguai, Argentina, Colômbia, Panamá, Senegal, Marrocos, Tunísia, Suíça, Croácia, Suécia, Dinamarca e Austrália.