São Paulo - Seja sincero, caro torcedor internauta, qual o nome do torneio organizado pela Primeira Liga? Liga Sul-Minas-Rio? Copa Sul-Minas-Rio? Primeira Liga? Copa da Primeira Liga? Não fique chateado se você, mesmo sendo um apaixonado por futebol, não souber responder tal questão. A própria Primeira Liga também não deve ter uma resposta pronta. Muito menos os clubes integrantes da competição. Foi isso que apurou o Sr. Goool nos sites oficiais dos clubes e, principalmente, na página da Primeira Liga. Cada um tem utilizado a alcunha que lhe agrada mais.
No Regulamento Específico da Competição, em nenhum momento a Primeira Liga utiliza a denominação Copa da Primeira Liga. Este é o termo que passou a ser utilizado pela entidade. No regulamento, a competição é chamada de Primeira Liga. "A Primeira Liga 2016 será disputada na forma deste Regulamento, por 12 (doze) clubes...". O mesmo acontece no Regulamento Geral da Competição e no Plano de Ação.A confusão aumenta ao acessar o histórico de notícias. A primeira matéria no site da Primeira Liga, em 10 de setembro de 2015, começa assim: "A Copa Sul-Minas-Rio deve mesmo ser uma das novidades do calendário do futebol brasileiro na próxima temporada". Detalhe: o título da matéria foi "Reunião sela a criação da Liga Sul-Minas-Rio, e torneio deve acontecer em 2016".
O troca-troca dos termos Liga e Copa segue até 1º de fevereiro de 2016, quando a Primeira Liga - na surdina, sem qualquer menção ao fato - começa a denominar seu campeonato de Copa da Primeira Liga. Não pense, porém, que a bagunça acabou. Pelo contrário. O borderô da partida entre Atlético Mineiro e América Mineiro, de 2 de março, traz como competição a Copa Sul-Minas-Rio. Mas na súmula do mesmo duelo, o torneio vira Copa da Primeira Liga.Ao todo, nove entidades já encheram seus cofres com mais de R$ 100 mil neste início de temporada
Leia a notícia completaNas páginas oficiais dos clubes integrantes da Copa da Primeira Liga há a mesma confusão. Avaí e Figueirense optam pela Copa Sul-Minas-Rio. Criciúma, Grêmio e Internacional, por outro lado, chamam o torneio de Primeira Liga. Enquanto isso, os outros participantes preferem Copa da Primeira Liga.
Valorização?
Em tempo, o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) ensina que "A marca é o DNA de uma empresa e é o que conecta o cliente ao produto. Por isso, ela precisa demonstrar a capacidade do negócio para atender às necessidades do consumidor, garantindo satisfação e melhor experiência de quem escolhe o seu empreendimento".
E vai além: "Toda marca precisa de identidade verbal e visual. É assim que ela ganha legitimidade no discurso escrito, falado ou em imagem para ser aplicada nos materiais da empresa".
O Sr. Goool tentou contato com a Primeira Liga, mas não obteve resposta. Aliás, esta não foi a primeira vez que a entidade ignorou as questões do Sr. Goool. A Primeira Liga faz tanto esforço para estar no lado oposto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que acaba ficando cada vez mais próxima da entidade nacional.
Se a CBF desrespeita o Estatuto do Torcedor ao não divulgar os borderôs nas datas corretas, a Primeira Liga fere o Estatuto do Torcedor ao não responder as questões enviadas à ouvidoria. Neste quesito, a CBF tem muito a ensinar à Primeira Liga. Duas entidades oposicionistas, mas que são bem parecidas em suas ações. Pobre, futebol brasileiro!