Amapá - O Santos fez história, neste sábado, ao conquistar o genuíno tricampeonato no Estadual Amapaense. O Peixe reverteu a vantagem do Trem ao devolver 1 a 0 no tempo normal e voltar a vencer nos pênaltis (4 a 3) e, assim, deu sua terceira volta olímpica seguida no Estado, igualando a marca do Ypiranga no século XXI. Apenas o rival tinha obtido o tri de 2001 para cá.
Se desta vez, o Santos superou o Trem, no ano passado, o clube da capital não precisou de final, deixando o São Paulo com o vice. Já em 2013, a vítima do Santos foi o Macapá. Terceiro maior campeão do Amapá, o Ypiranga abocanhou seu tri no século XXI entre 2002 e 2004.Sergipanos ainda não empataram na última divisão nacional, enquanto Galo segue sem perder
Leia a notícia completaO Santos foi campeão com cinco vitórias (três em casa e duas fora), três empates (dois como mandante e um como visitante) e quatro derrotas (três diante da torcida e uma fora), além de 22 gols a favor (melhor ataque) e nove contra. Mas até o título, a caminhada do Peixe não foi nada fácil.
O clube da capital, por muito pouco, não ficou de fora do mata-mata. O Santos garantiu a última vaga graças a goleada, por 7 a 1, sobre o Santana. Nas semifinais, o Peixe superou o Independente, melhor clube da fase final. E na decisão, o Trem - mesmo com a vitória no jogo de ida, por 1 a 0 -, não foi páreo ao Peixe.
Finalmente, após nove meses, todos os Estaduais 2015 estão encerrados no futebol brasileiro. O Campeonato Amapaense acabou com 42 jogos, sendo 14 vitórias dos mandantes, 21 triunfos dos visitantes e sete empates. Aconteceram 109 gols com 54 dos donos da casa e 55 dos visitantes.