Segunda-feira, 18 de Novembro de 2024
 
Em 15 de maio de 2016 às 00:43

Segunda-feira europeia tem queda de público; CBF impôs novo horário no Brasileirão

Entidade fala de "modelo de sucesso" e "estudo interno", mas realidade é bem diferente

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Campeonato Brasileiro da Série A teve início no último sábado e encerrará a 1ª rodada neste domingo. Em breve, contudo, as rodadas serão finalizadas em plena segunda-feira. Esta é uma das novidades da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a temporada 2016. No lançamento do Brasileirão, a entidade afirmou que os duelos às segundas-feiras, às 20 horas, seguirão o "modelo de sucesso em campeonatos europeus". A afirmação, porém, não encontra respaldo nos números das últimas temporadas, como mostrará o Sr. Goool.

Procurada, a CBF se recusou a fornecer os dados deste "modelo de sucesso". "O estudo é interno e foi feito pela Diretoria de Competições da CBF", disse a assessoria da entidade ao Sr. Goool. A única informação concreta da CBF é bem genérica e diz respeito ao mercado interno. Não foi feita nenhuma menção ao modelo da Europa.

"Em 2015, o IBOPE realizou pesquisa com os torcedores, encomendada pela CBF. Uma das questões levantadas pelo público foi a possibilidade de horários alternativos para os jogos do Brasileirão", revelou a CBF.

 Manoel Flores, diretor de competições da CBF, é um dos idealizadores do futebol às segundas-feiras!Rafael Ribeiro / CBFManoel Flores, diretor de competições da CBF, é um dos idealizadores do futebol às segundas-feiras!
Queda!
Os números levantados pelo Sr. Goool, no entanto, deixam um ponto de interrogação no ar. A La Liga, por exemplo, registrou queda de 40,2% no público com os jogos às segundas-feiras. O Campeonato Espanhol, na temporada 2015/2016, apresenta média de 28.646 pagantes, mas no primeiro dia útil da semana, a marca despenca para 17.138 fãs. O Brasileirão 2015, como comparação, conseguiu sua melhor média em seis anos, de 17.044 torcedores. Se a Série A tivesse uma queda de 40%, o público seria de apenas 6.818 testemunhas.

Outro grande torneio europeu que perdeu público às segundas-feiras foi a Premier League. A queda no Campeonato Inglês, no entanto, é ínfima, de apenas 1,7%. A Premier League apresenta média de 36.437 pagantes, enquanto os jogos às segundas-feiras ostentam 35.816 espectadores. Dois campeonatos europeus, por outro lado, conseguiram melhorar o desempenho nas arquibancadas durante o primeiro dia útil da semana.

Melhora, mas...
A maior elevação foi vista na Primeira Liga. Entre os principais torneios europeus, o Campeonato Português é aquele que tem a pior média de público, ficando atrás até mesmo do Brasileirão. A Primeira Liga contabiliza média de 10.731 apaixonados, enquanto às segundas-feiras, a marca sobe para 12.509 fanáticos. Aumento de 14,2%. Já a melhora da Lega Serie A é quase imperceptível, de 4,6%. O Campeonato Italiano pula de 22.441 pagantes no geral para 23.525 às segundas. (Clique na imagem abaixo e confira o ranking agrupado de público da La Liga, Premier League, Lega Serie A e Primeira Liga!)

Um pouco mais de atenção e a CBF perceberia que bom público às segundas-feiras não é assim tão certo. Os números da temporada passada são ainda mais desastrosos. A Primeira Liga, por exemplo, viu despencar 52,4% da presença dos torcedores nas arquibancadas. O público na La Liga caiu quase 40% (39,9%). A Premier League manteve a pequena queda de 1,7%. Só a Lega Serie A, na temporada passada, registrou aumento com os jogos às segundas-feiras (10,3%).

A Ligue 1 não costuma ter partidas às segundas-feiras. A Bundesliga também tinha desistido de encerrar a rodada no primeiro dia útil da semana. Nesta temporada, porém, o Campeonato Alemão realizou apenas uma partida na segunda-feira e foi amplamente criticado pelos torcedores.

Estudos!
A CBF, pelo menos, não garante a novidade até o final da temporada. Ainda sem data para estrear "não há data fechada. A Diretoria de Competições da CBF e as emissoras que transmitem a competição estão dialogando para arredondar o formato desse novo produto", os jogos às segundas-feiras, às 20 horas, serão analisados pelo entidade.

"O jogo às 20h é um novo produto dentro do Brasileirão. Logicamente, será avaliado durante o campeonato para a continuidade ou não", informou a assessoria da CBF ao Sr. Goool.

Se a TV ganha mais um dia de evento no maior torneio do país e com possibilidade de boas audiências, os clubes podem perder receita com a falta de torcida nos estádios. Nas grandes cidades, o horário é apertado para quem está no trabalho e precisa enfrentar congestionamentos até o estádio. Sem falar no fato de ser o primeiro dia útil da semana, quase sempre dedicado ao trajeto trabalho-casa. E até mesmo para vender jogos para outros países haveria problema. Na Europa, os principais países estão quatro, cinco horas na frente, ou seja, as partidas do Brasileirão aconteceriam de madrugada. Fora de propósito para os europeus.

Clubes ignorados!
Uma coisa é certa, os clubes - mais uma vez - foram escanteados. O torcedor que ama odiar a CBF, deveria guardar um pouco do rancor para os submissos dirigentes dos seus clubes. Os maiores clubes do país sequer foram consultados pela CBF sobre a novidade do Brasileirão que poderá derrubar o faturamento das endividadas instituições nacionais.

Atlético, após quatro anos, finalmente volta a ter mais público que o Cruzeiro no Mineiro

No geral, Estadual de Minas Gerais registrou aumento na média de pagantes

Leia a notícia completa
"A ideia é da Diretoria de Competições da CBF, aprovada pela Presidência da entidade. A ideia partiu da CBF", revelou a entidade.

O Sr. Goool entrou em contato com todos os 20 clubes da Série A do Brasileirão, mas foi sumariamente ignorado. A assessoria do Internacional até respondeu aos e-mails do Sr. Goool, mas preferiu não comentar. Na resposta, no entanto, o Colorado confirmou a informação de que os clubes não foram consultados pela entidade.

"Até o momento a CBF divulgou apenas a tabela das 11 primeiras rodadas, nas quais não há jogos às segundas-feiras. Logo, o Clube não tem uma posição oficial sobre o tema. O Clube foi apenas comunicado pela CBF que serão realizadas partidas às segundas-feiras em caráter experimental neste Brasileirão, assim como um dia foi feito nos jogos aos domingos pela manhã", informou a assessoria do Inter.

Já o Fluminense fez pior. A assessoria tricolor entrou em contato com o Sr. Goool para avisar que não tinha opinião a respeito. "Por ora, o clube não irá se posicionar sobre o tema". Todos os outros clubes não responderam aos questionamentos do Sr. Goool. E o que é mais grave, não deram uma posição aos seus torcedores.

Pior. Em muitos casos, o Sr. Goool também entrou em contato com os clubes através dos formulários disponíveis no site oficial, uma das ferramentas de interatividade com o torcedor, mas nem assim houve respostas. No site do Cruzeiro, após o envio da mensagem, há a informação de que a resposta será enviada em três dias úteis. Pobre, torcedor. Nem tente porque não receberá a resposta. No site do Palmeiras, ao enviar a mensagem, a página da erro. O mesmo acontece no site do Coritiba.

 Apesar da promessa de resposta em três dias úteis, Cruzeiro não responde aos jornalistas e nem aos torcedores!Reprodução / CruzeiroApesar da promessa de resposta em três dias úteis, Cruzeiro não responde aos jornalistas e nem aos torcedores!
Com os clubes ignorados pela CBF e sem força para opinar sobre o assunto ou se posicionar perante seus torcedores, a última palavra - como sempre - acaba sendo da entidade que impôs o horário das 20 horas, às segundas-feiras.

"Era um projeto antigo nosso. É um horário de sucesso em outros campeonatos mundo afora. Obviamente, vamos tentar entender como será recebida essa dinâmica aqui, mas nossa expectativa é a melhor possível. Sempre um jogo fechando a rodada às segundas. A ideia é levar cada vez mais público para os estádios e convocamos o torcedor a comparecer nesse novo horário", explicou Manoel Flores, diretor de Competições da CBF.

A afirmação da CBF, contudo, não encontra fatos que sustentem a tese de bons públicos na Europa como revelado aqui. O Sr. Goool, aliás, acompanhará o público das Séries A, B, C e D do Brasileirão como faz em todas as temporadas. No site é possível checar o público por dia da semana e horário. Uma ferramenta simples e fácil. Bastaria a CBF ter entrado no Sr. Goool para descobrir todas estas informações.

Protestos!
Na Europa, a resposta dos torcedores foi imediata a confirmação dos jogos às segundas-feiras. A torcida do La Coruña, por exemplo, exibiu um bandeirão com o dedo do meio esticado em retaliação aos jogos no primeiro dia da semana, em 2010. Ainda na Espanha, a torcida do Rayo Vallecano deixou um espaço vazio nas arquibancadas para os “torcedores especiais que gostam do futebol na segunda-feira”.

O protesto em Portugal foi mais bem humorado. A torcida do Academica, em 2007, entrou - pasmem! - com sofá e cobertor no estádio. Três pessoas se sentaram no sofá e ainda esticaram uma faixa com os dizeres “Hoje ficamos no sofá”. E se a CBF acha que estes exemplos são muito antigos, há um bem recente.

Na única partida realizada na segunda-feira nesta temporada na Bundesliga, os torcedores do Stuttgart não viajaram para o duelo contra o Werder Bremen em protesto pela partida ter sido realizada em um dia útil. Nos estádios alemães, ainda é possível ver faixas com os dizeres "contra os jogos de segunda-feira". Na próxima temporada, esta será uma das novidades no Campeonato Alemão. No Brasil, vamos aguardar a criatividade dos torcedores, se é que permitirão faixas. Nos últimos anos houve até censura nos estádios nacionais.

 Irritada com o jogo em dia útil, torcida do Stuttgart não viajou parao duelo contra o Werder Bremen pela Bundesliga!NordphotoIrritada com o jogo em dia útil, torcida do Stuttgart não viajou parao duelo contra o Werder Bremen pela Bundesliga!
Confira a comparação de público dos principais campeonatos europeus:

2016

Premier League (Queda de 1,7%)

Geral: 36.437
Segunda-feira: 35.816

La Liga (Queda de 40,2%)

Geral: 28.646
Segunda-feira: 17.138

Lega Serie A (Aumento de 4,6%)

Geral: 22.441
Segunda-feira: 23.525

Primeira Liga (Aumento de 14,2%)

Geral: 10.731
Segunda-feira: 12.509

2015

La Liga (Queda de 39,9%)

Geral: 26.719
Segunda-feira: 16.063

Lega Serie A (Aumento de 10,3%)

Geral: 22.088
Segunda-feira: 24.625

Premier Legaue (Queda de 1,7%)

Geral: 36.450
Segunda-feira: 35.816

Primeira Liga (Queda de 52,4%)

Geral: 10.100
Segunda-feira: 4.805

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool