São Paulo - O Campeonato Brasileiro da Série A teve início no último sábado e encerrará a 1ª rodada neste domingo. Em breve, contudo, as rodadas serão finalizadas em plena segunda-feira. Esta é uma das novidades da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a temporada 2016. No lançamento do Brasileirão, a entidade afirmou que os duelos às segundas-feiras, às 20 horas, seguirão o "modelo de sucesso em campeonatos europeus". A afirmação, porém, não encontra respaldo nos números das últimas temporadas, como mostrará o Sr. Goool.
Procurada, a CBF se recusou a fornecer os dados deste "modelo de sucesso". "O estudo é interno e foi feito pela Diretoria de Competições da CBF", disse a assessoria da entidade ao Sr. Goool. A única informação concreta da CBF é bem genérica e diz respeito ao mercado interno. Não foi feita nenhuma menção ao modelo da Europa.
"Em 2015, o IBOPE realizou pesquisa com os torcedores, encomendada pela CBF. Uma das questões levantadas pelo público foi a possibilidade de horários alternativos para os jogos do Brasileirão", revelou a CBF.
Outro grande torneio europeu que perdeu público às segundas-feiras foi a Premier League. A queda no Campeonato Inglês, no entanto, é ínfima, de apenas 1,7%. A Premier League apresenta média de 36.437 pagantes, enquanto os jogos às segundas-feiras ostentam 35.816 espectadores. Dois campeonatos europeus, por outro lado, conseguiram melhorar o desempenho nas arquibancadas durante o primeiro dia útil da semana.
Melhora, mas...
A maior elevação foi vista na Primeira Liga. Entre os principais torneios europeus, o Campeonato Português é aquele que tem a pior média de público, ficando atrás até mesmo do Brasileirão. A Primeira Liga contabiliza média de 10.731 apaixonados, enquanto às segundas-feiras, a marca sobe para 12.509 fanáticos. Aumento de 14,2%. Já a melhora da Lega Serie A é quase imperceptível, de 4,6%. O Campeonato Italiano pula de 22.441 pagantes no geral para 23.525 às segundas. (Clique na imagem abaixo e confira o ranking agrupado de público da La Liga, Premier League, Lega Serie A e Primeira Liga!)
A Ligue 1 não costuma ter partidas às segundas-feiras. A Bundesliga também tinha desistido de encerrar a rodada no primeiro dia útil da semana. Nesta temporada, porém, o Campeonato Alemão realizou apenas uma partida na segunda-feira e foi amplamente criticado pelos torcedores.
Estudos!
A CBF, pelo menos, não garante a novidade até o final da temporada. Ainda sem data para estrear "não há data fechada. A Diretoria de Competições da CBF e as emissoras que transmitem a competição estão dialogando para arredondar o formato desse novo produto", os jogos às segundas-feiras, às 20 horas, serão analisados pelo entidade.
"O jogo às 20h é um novo produto dentro do Brasileirão. Logicamente, será avaliado durante o campeonato para a continuidade ou não", informou a assessoria da CBF ao Sr. Goool.
Se a TV ganha mais um dia de evento no maior torneio do país e com possibilidade de boas audiências, os clubes podem perder receita com a falta de torcida nos estádios. Nas grandes cidades, o horário é apertado para quem está no trabalho e precisa enfrentar congestionamentos até o estádio. Sem falar no fato de ser o primeiro dia útil da semana, quase sempre dedicado ao trajeto trabalho-casa. E até mesmo para vender jogos para outros países haveria problema. Na Europa, os principais países estão quatro, cinco horas na frente, ou seja, as partidas do Brasileirão aconteceriam de madrugada. Fora de propósito para os europeus.
Clubes ignorados!
No geral, Estadual de Minas Gerais registrou aumento na média de pagantes
Leia a notícia completaO Sr. Goool entrou em contato com todos os 20 clubes da Série A do Brasileirão, mas foi sumariamente ignorado. A assessoria do Internacional até respondeu aos e-mails do Sr. Goool, mas preferiu não comentar. Na resposta, no entanto, o Colorado confirmou a informação de que os clubes não foram consultados pela entidade.
"Até o momento a CBF divulgou apenas a tabela das 11 primeiras rodadas, nas quais não há jogos às segundas-feiras. Logo, o Clube não tem uma posição oficial sobre o tema. O Clube foi apenas comunicado pela CBF que serão realizadas partidas às segundas-feiras em caráter experimental neste Brasileirão, assim como um dia foi feito nos jogos aos domingos pela manhã", informou a assessoria do Inter.
Já o Fluminense fez pior. A assessoria tricolor entrou em contato com o Sr. Goool para avisar que não tinha opinião a respeito. "Por ora, o clube não irá se posicionar sobre o tema". Todos os outros clubes não responderam aos questionamentos do Sr. Goool. E o que é mais grave, não deram uma posição aos seus torcedores.
Pior. Em muitos casos, o Sr. Goool também entrou em contato com os clubes através dos formulários disponíveis no site oficial, uma das ferramentas de interatividade com o torcedor, mas nem assim houve respostas. No site do Cruzeiro, após o envio da mensagem, há a informação de que a resposta será enviada em três dias úteis. Pobre, torcedor. Nem tente porque não receberá a resposta. No site do Palmeiras, ao enviar a mensagem, a página da erro. O mesmo acontece no site do Coritiba.
"Era um projeto antigo nosso. É um horário de sucesso em outros campeonatos mundo afora. Obviamente, vamos tentar entender como será recebida essa dinâmica aqui, mas nossa expectativa é a melhor possível. Sempre um jogo fechando a rodada às segundas. A ideia é levar cada vez mais público para os estádios e convocamos o torcedor a comparecer nesse novo horário", explicou Manoel Flores, diretor de Competições da CBF.
A afirmação da CBF, contudo, não encontra fatos que sustentem a tese de bons públicos na Europa como revelado aqui. O Sr. Goool, aliás, acompanhará o público das Séries A, B, C e D do Brasileirão como faz em todas as temporadas. No site é possível checar o público por dia da semana e horário. Uma ferramenta simples e fácil. Bastaria a CBF ter entrado no Sr. Goool para descobrir todas estas informações.
Protestos!
O protesto em Portugal foi mais bem humorado. A torcida do Academica, em 2007, entrou - pasmem! - com sofá e cobertor no estádio. Três pessoas se sentaram no sofá e ainda esticaram uma faixa com os dizeres “Hoje ficamos no sofá”. E se a CBF acha que estes exemplos são muito antigos, há um bem recente.
Na única partida realizada na segunda-feira nesta temporada na Bundesliga, os torcedores do Stuttgart não viajaram para o duelo contra o Werder Bremen em protesto pela partida ter sido realizada em um dia útil. Nos estádios alemães, ainda é possível ver faixas com os dizeres "contra os jogos de segunda-feira". Na próxima temporada, esta será uma das novidades no Campeonato Alemão. No Brasil, vamos aguardar a criatividade dos torcedores, se é que permitirão faixas. Nos últimos anos houve até censura nos estádios nacionais.
2016
Premier League (Queda de 1,7%)
Geral: 36.437
Segunda-feira: 35.816
La Liga (Queda de 40,2%)
Geral: 28.646
Segunda-feira: 17.138
Lega Serie A (Aumento de 4,6%)
Geral: 22.441
Segunda-feira: 23.525
Primeira Liga (Aumento de 14,2%)
Geral: 10.731
Segunda-feira: 12.509
2015
La Liga (Queda de 39,9%)
Geral: 26.719
Segunda-feira: 16.063
Lega Serie A (Aumento de 10,3%)
Geral: 22.088
Segunda-feira: 24.625
Premier Legaue (Queda de 1,7%)
Geral: 36.450
Segunda-feira: 35.816
Primeira Liga (Queda de 52,4%)
Geral: 10.100
Segunda-feira: 4.805