Sábado, 16 de Novembro de 2024
 
Em 07 de junho de 2017 às 16:00

Sem assistentes, Federação escala o mesmo profissional para jogos em dois dias seguidos

Falta de profissionais e jornada dupla da arbitragem foram os argumentos utilizados pela FFER

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rondônia - O Campeonato Rondoniense é um dos cinco Estaduais que ainda não foram finalizados na temporada 2017. Como se não bastasse o desrespeito ao calendário oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a "competição" com as divisões do Brasileirão, o Estadual de Rondônia ainda irá escalar o mesmo assistente para jogos em dois dias seguidos e em diferentes cidades neste meio de semana. Tudo por falta de profissionais.

 Jornada dupla do assistente Edílson Soares Falcão começará nesta quarta-feira à tarde!Reprodução / FFERJornada dupla do assistente Edílson Soares Falcão começará nesta quarta-feira à tarde!
Edílson Soares Falcão foi escalado para a partida entre Ariquemes e Ji-Paraná nesta quarta-feira, às 17 horas (horário de Brasília), no Estádio Gentil Valério, em Ariquemes. A partida será válida pela última rodada do 2º turno. Sem tempo adequado de descanso, Edílson Soares Falcão também terá que trabalhar na quinta-feira, às 21 horas, no Estádio Aluizio Ferreira, em Porto Velho, no confronto entre Genus e Barcelona.

Se o jogo em Ariquemes não vale nada para os clubes na classificação, a partida entre Genus e Barcelona poderá decidir o campeão do returno. E será justamente neste confronto que o assistente estará mais debilitado. Além de ter atuado um dia antes, ele enfrentará uma viagem de 198 km até a capital de Rondônia. Sem falar que o jogo para a arbitragem nunca acaba após o apito final. Há a necessidade de preencher a súmula e ainda realizar outros trâmites o que só atrasará a partida de Falcão.

 Edílson Soares Falcão deixará Ariquemes e terá que trabalhar em Porto Velho na quinta-feira à noite!Reprodução / FFEREdílson Soares Falcão deixará Ariquemes e terá que trabalhar em Porto Velho na quinta-feira à noite!
"Segundo informações do presidente da Comissão, Almir Belarmino, em Porto Velho só há quatro assistentes no quadro da entidade, dois estão no jogo em Guajará-Mirim, um outro está no jogo de quinta-feira, e um outro está impossibilitado de trabalhar nessa rodada. Fora esse fato, a Comissão entende que nesse jogo entre Genus x Barcelona precisa-se dos assistentes com mais experiências (bagagem), onde a única alternativa era trazer o Edilson Falcão que está mais próximo, em Ariquemes. Vale ressaltar que os jogos de quarta-feira, são apenas para cumprir tabela. Já os jogos de quinta-feira requerem mais experiência por se tratar de confrontos diretos na disputa por vaga para a semifinal do campeonato", explicou ao Sr. Goool a Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER) por meio da assessoria.

Jornada dupla!
O assistente Edílson Soares Falcão trabalhou, até aqui, em cinco jogos pelo Campeonato Rondoniense. Todos aconteceram em Ariquemes. Foram três empates e duas vitórias dos mandantes. O profissional ainda esteve presente em um duelo da Copa Verde. A segunda parte da explicação da FFER sobre a escolha de escalar o mesmo assistente em jogos em dias seguidos retrata bem a atual situação da arbitragem nacional que não é profissionalizada.

"Outra situação que aconteceu e forçou a escalação de Edilson Falcão foi problemas em escalar no meio de semana, pois alguns árbitros e assistentes não podem sair em virtude de seus trabalhos. Infelizmente o quadro de arbitragem ainda é reduzido. Por entender a impossibilidade de alguns assistentes, a Comissão de Arbitragem optou pela escala de Edilson Falcão em dias diferentes e, lógico, dando total apoio logístico e de transporte para o mesmo e sempre acreditando em seu desempenho. Vale ressaltar que a cidade de Ariquemes é a mais próxima da capital Porto Velho", completou a assessoria da FFER.

Rodrigo Ramos, do Maranhão, e Daniel, do São Bernardo, ainda não levaram gols na Série D

Sem falar que os paredões ainda defenderam um pênalti cada na divisão nacional

Leia a notícia completa
O Sr. Goool, nos últimos anos, tem denunciado a prática da CBF e de Federações em escalar assistentes e árbitros em jogos seguidos e com intervalo inferior a 24 horas. Houve até caso em que um árbitro FIFA apitou duas finais em menos de 24 horas. As denúncias começaram em 2015.

Pode tudo!
O Art. 25 do Regulamento Geral das Competições não menciona arbitragem, mas proíbe jogadores de atuarem em um curto espaço de tempo.

"Os clubes e atletas profissionais não poderão, como regra geral, disputar partida sem observar o intervalo mínimo de sessenta (60) horas".

O Sr. Goool conta com uma ferramenta exclusiva da arbitragem nacional e internacional. A ferramenta de busca traz todos os profissionais de arbitragem que apitaram jogos de campeonatos acompanhados pelo Sr. Goool. Basta digitar o nome do árbitro ou do assistente para ter a relação completa de partidas. Ou ainda é possível procurar a arbitragem através do menu "árbitros por campeonato". Tudo muito simples e fácil. (Clique na imagem abaixo e tenha o sistema de busca da arbitragem!)


Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool