Alagoas - Ao longo dos Campeonatos Estaduais de Alagoas, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Norte, os clubes se desafiaram sob a arbitragem local, como é em todo país. Mas no momento mais importante da competição, as Federações destes quatro estados cederam a pressão dos finalistas e preteriram os profissionais locais. Tais entidades buscaram árbitros e assistentes da FIFA em outros estados. A contratação de árbitros e assistentes gera custos, ora pago pelas Federações, ora pelos clubes. Gastos extras em um momento de crise.
Há clubes com grandes vantagens nas arquibancadas, inclusive, em casos de clássicos
Leia a notícia completaConfusão!
Buscar arbitragem de outro estado, porém, pode dar problema. No Estadual Baiano já foram definidas as arbitragens das partidas de ida e volta entre Bahia e Vitória. Ambos os jogos terão profissionais de outros estados. No duelo decisivo em 8 de maio, a Federação Baiana de Futebol (FBF) escalou o carioca Luiz Cláudio Regazone. Detalhe: este mesmo auxiliar estava escalado para a partida entre Vasco e Botafogo também no domingo, 8 de maio, às 16 horas.
"A COAF-RJ não foi consultada e a escala do segundo jogo da final está mantida", informou, em um primeiro momento, ao Sr. Goool a assessoria da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ).
No mesmo dia, contudo, a assessoria da FBF ligou para o Sr. Goool e garantiu que havia feito a solicitação do assistente e que Luiz Cláudio Regazone estava confirmado na decisão baiana. Na última sexta-feira, o Sr. Goool voltou a receber uma informação atualizada da FERJ.
"Tendo como objetivo atender a um pedido da Federação Baiana de Futebol, que solicitou a liberação do árbitro assistente da FERJ, Sr. LUIZ CLAUDIO REGAZONE para atuar na partida final do Campeonato Baiano, no dia 08/05/2016, entre as equipes do Bahia e Vitória, a Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, informa que promoveu a inversão dos árbitros assistentes nas escalas das partidas finais do Campeonato Carioca dos dias 1º e 8 de maio de 2016, entre as equipes do Vasco da Gama e Botafogo".
Enquanto o gaúcho Anderson Daronco e os assistentes paulista Emerson Augusto de Carvalho e o mineiro Guilherme Dias Camilo - todos FIFA - trabalharão neste domingo na final do Baianão, o árbitro gaúcho Leandro Pedro Vuaden e o goiano Bruno Pires - ambos da FIFA -, além do carioca Luiz Cláudio Regazone, serão responsáveis pela partida de volta.
No Sr. Goool, o torcedor internauta tem um sistema exclusivo de busca da arbitragem. Basta digitar o nome do profissional para ter a relação completa de jogos. Há também a possibilidade de achar os árbitros e assistentes através da busca por campeonatos. Tudo simples e fácil!