São Paulo - A Série D do Campeonato Brasileiro dará início a edição 2016 no próximo domingo com 68 clubes. Desde a Série C de 2003 - que recebeu 93 clubes -, uma divisão do Brasileirão não contava com tantos representantes. E nesta inchada última divisão nacional haverá a presença de 23 novatos. A tabela completa, com direito a arbitragem, e o simulador de jogos já estão disponíveis no Sr. Goool.
Águia, Altos, América-PE, Anápolis, Baré, Caxias, Desportiva Ferroviária, Galícia, Icasa, Linense, Murici, Novo Hamburgo, Osasco Audax, Portuguesa-RJ, PSTC Procopense, Rondoniense, São Bento, São Francisco, São Paulo-RS, Sete de Setembro, Sinop, Uniclinic e URT são os clubes que disputarão pela primeira vez a Série D.Entre os 68 representantes de todos os 26 estados e do Distrito Federal, seis conquistaram o título estadual em 2016. Atlético Acreano, Desportiva Ferroviária, Luziânia, Moto Club, Sergipe e Sete de Setembro - após o título - tentará festejar também o acesso à Série C do Brasileirão.
Dos vencedores da divisão, apenas o São Raimundo disputará a edição 2016. O cearense Guarany não se classificou à Série D, enquanto Tupi e Sampaio Corrêa já estão na Série B e os Botafogos, paraibano e paulista, além do Tombense, estão na Série C.
Regulamento:
A Série D 2016 contará com 68 clubes distribuídos em 17 grupos com quatro times cada. Os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos. Os líderes dos 17 grupos, além dos 15 melhores 2ºs colocados avançarão de fase.
Se não levar em conta o montante do próprio clube paulista, Série A fica bem atrás do atual campeão brasileiro
Leia a notícia completaBloco I: os 16 clubes de melhor campanha, dentre os 17 primeiros colocados de cada grupo, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 01 a 16;
Bloco II: o clube de pior campanha entre os 17 primeiros classificados, mais os 15 melhores segundos colocados dos 17 grupos, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 17 a 32.
Nas fases seguintes, sempre em mata-mata com jogos de ida e volta, o clube com melhor campanha na somatória das fases anteriores terá vantagem de decidir em casa. Em caso de empate de pontos nos confrontos entre a Segunda Fase e a final, os critérios de desempate serão: maior saldo de gols, maior número de gols fora de casa e pênaltis. Os quatro melhores colocados conquistarão o acesso à Série C.