São Paulo - A Ucrânia, após seis temporadas, está de volta à final da UEFA Europa League. Nesta quinta-feira, o Dnipro voltou a surpreender e, com a vitória sobre o Napoli, por 1 a 0, garantiu presença na decisão da UEL. Os ucranianos vão encarar o Sevilla em 27 de maio, no Estádio Nacional, em Varsóvia, na Polônia. O atual campeão superou a Fiorentina, por 2 a 0.
A primeira e única vez em que a Ucrânia esteve na final da UEFA Europa League foi na temporada 2008/2009. Naquela oportunidade, o Shakhtar Donetsk foi campeão em cima dos alemães do Werder Bremen. Agora, o Dnipro tentará repetir a façanha do rival. Mas não será nada fácil. Pela quarta vez na decisão da UEFA Europa League, o Sevilla busca seu quarto título.Para chegar à final, o clube ucraniano obteve sete vitórias (seis em casa e uma fora), cinco empates como visitante e quatro derrotas (duas diante da torcida e duas fora), além de 15 gols a favor e 11 contra. O Sevilla, por sua vez, conquistou dez vitórias (sete em casa e três fora), três empates como visitante e só uma derrota longe da torcida, além de 26 gols a favor e 12 contra.
Histórico!
O clube espanhol poderá se tornar o primeiro a conquistar duas vezes o genuíno bicampeonato do segundo torneio mais importante da Europa. A façanha não é tão simples pelo fato de que, nem sempre, o atual campeão tem lugar garantido na UEFA Europa League.
Além do Sevilla, só mais um clube conseguiu dois títulos consecutivos na UEFA Europa League. Maior campeão da UEFA Champions League, o Real Madrid também faz história no segundo torneio europeu. O clube merengue foi campeão, em 1984/1985, diante do Videoton Fehérvár, da Hungria. Em 1985/1986, o Real Madrid superou o Köln, da Alemanha, para ficar com o bicampeonato.
Campeões!
Pela oitava vez na final, Juventus buscará o terceiro título na UEFA Champions League
Leia a notícia completaA lista com uma taça contempla Shakhtar Donetsk, Zenit, CSKA, Galatasaray, Schalke 04, Bayern de Munique, Ajax, Napoli, Bayer Leverkusen, Anderlecht, Ipswich, Eintracht, PSV, Arsenal, Newcastle, Dínamo Zagreb, Ferencváros, Zaragoza, Roma e Chelsea.
Os títulos por países tem a Espanha na frente com 14 conquistas, contra 11 da Inglaterra e dez da Itália. A Alemanha soma seis taças, enquanto a Holanda aparece com quatro. Portugal, Rússia e Suécia têm dois títulos cada. Com uma conquista há Ucrânia, Turquia, Bélgica, Iugoslávia e Hungria.