Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
 
Em 14 de junho de 2013 às 22:03

Só uma vez o campeão da Copa das Confederações não fez o artilheiro

Atacante brasileiro é o jogador que mais marcou gols em uma edição do torneio continental

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A boa fase do atacante Fred dá esperanças a Seleção Brasileira na busca pelo inédito tricampeonato da Copa das Confederações. Das oito edições do torneio, apenas em uma a Seleção campeã não fez o artilheiro. A Dinamarca faturou o título em 1995, mas Luis Garcia, do México, com três gols, terminou na ponta da artilharia.

Brasil foi comandado por campeões mundiais em seus três títulos da Copa das Confederações

Parreira, hoje auxiliar de Felipão, foi o único técnico a comandar o Brasil duas vezes na Copa das Confederações

Leia a notícia completa
Nas últimas duas Copas da Confederações, a Seleção Brasileira ficou com o título. Em 2005, o atacante Adriano - cobiçado pelo Internacional - marcou cinco gols e foi o artilheiro do torneio. O mesmo aconteceu com Luís Fabiano e seus cinco tentos em 2009.

Em 1997, ano do primeiro título do Brasil na Copa das Confederações, coube a Romário garantir a artilharia. O baixinho anotou sete gols - recorde de tentos no torneio. Em três oportunidades, a artilharia foi dividida.

Logo no primeiro ano de Copa das Confederações, em 1992, Murray (EUA) e Batistuta (Argentina) fizeram dois gols cada. Os hermanos acabaram com o título. Em 1999, o México ficou com o título e Blanco, com seis gols, dividiu a artilharia com Al Otaibi (Arábia Saudita) e Ronaldinho Gaúcho (Brasil).

Mas o recorde de artilheiros foi visto na temporada 2001. Campeã, a França contou com a presença dos artilheiros Carriere, Vieira, Pires e Wiltord. Suzuki (Japão), Hwang (Coreia do Sul) e Murphy (Austrália) também anotaram dois gols cada e ganharam o prêmio de artilheiro da Copa das Confederações.

Fred (Brasil, Fernando Torres (Espanha), Balotelli (Itália), Okazaki (Japão), De Nigris (México), Akpala (Nigéria), Tehau (Taiti) e Suarez (Uruguai) serão os camisas 9 das oito Seleções na Copa das Confederações 2013.

Histórico!
O Brasil, com três títulos, é o maior vencedor da Copa das Confederações. A França aparece com duas conquistas, uma a mais do que Argentina, Dinamarca e México. Jamais uma Seleção venceu o torneio três vezes seguida. O Brasil é o atual bicampeão. Apenas México (1999) e França (2003) foram campeões em casa.

A Edição 2013 da Copa das Confederações será realizada entre os dias 15 e 30 de junho em seis sedes (Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife e Salvador).

A Seleção Brasileira está no Grupo A ao lado do Japão (campeão da Copa da Ásia), México (campeão da Copa Ouro) e Itália (vice-campeã da Eurocopa). O Brasil vai estrear contra o Japão em 15 de junho no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. México e Itália se pegarão em 16 de junho, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

No Grupo B aparecem Espanha (campeã da Copa do Mundo), Uruguai (campeão da Copa América) Taiti (campeão da Copa das Nações da Oceania) e Nigéria (campeã da Copa Africana de Nações). A estreia dos espanhois será contra o Uruguai em 16 de junho, na Arena Pernambuco, em Recife. Já o embate entre Taiti e Nigéria acontecerá em 17 de junho, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.

Confira os artilheiros da Copa das Confederações:

1992
Murray (EUA) e Batistuta (Argentina) - 2 gols

1995
Luis Garcia (México) - 3 gols

1997
Romário (Brasil) - 7 gols

1999
Al Otaibi (Arábia Saudita), Ronaldinho Gaúcho (Brasil) e Blanco (México) - 6 gols

2001
Suzuki (Japão), Hwang (Coreia do Sul), Carriere, Vieira, Pires e Wiltord (França) e Murphy (Austrália) - 2 gols

2003
Thierry Henry (França) - 4 gols

2005
Adriano (Brasil) - 5 gols

2009
Luís Fabiano (Brasil) - 5 gols

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool