São Paulo - Os Campeonatos Estaduais 2015, mais uma vez, mantiveram o padrão de rebaixar dois clubes. Mas ainda assim há algumas exceções e o Sr. Goool contará todas as curiosidades da degola pelas competições de Norte e Sul do Brasil. Os Estaduais do Acre, Amapá, Rondônia e Roraima, por outro lado, ainda não divulgaram a tabela e nem o regulamento da próxima edição.
Enquanto isso, o Sport desistiu antes mesmo do início do Campeonato Alagoano. O clube de Atalaia alegou falta de recursos financeiros e foi rebaixado pela Federação Alagoana de Futebol (FAF). O Estadual de Alagoas só rebaixará mais um clube dentro de campo. Se o Alagoano manteve a tradição de degolar dois clubes por temporada, há outros Estados com menos ou mais números de descensos.
Apenas três clubes de São Paulo brigarão pelo acesso no segundo escalão nacional
Leia a notícia completaCabeças...
No Estadual do Pará há uma fase inicial sem os principais clubes do Estado. Quatro avançaram para a fase principal, enquanto os outros seis foram empurrados para a 2ª divisão. Mas em 2016, o regulamento mudará e não haverá mais esta fase inicial. O Estadual será disputado de forma mais tradicional com apenas 1ª e 2ª divisões. Nada de divisão intermediária.
Já o Paulistão terá quatro descensos. Com 20 clubes, o Estadual de São Paulo rebaixa quatro clubes há tempos. O Gauchão, por sua vez, vai degolar os três piores colocados de 2015. A última curiosidade na lista de rebaixamentos é do Estadual do Maranhão, o campeonato mais bagunçado do Brasil.
O Campeonato Maranhense, em 2015, será disputado por nove clubes. Mas este número cairá para oito em 2016. A Federação Maranhense de Futebol (FMF) determinou que dois clubes amargarão o descenso para a Série B e apenas um conquistará o acesso para a Série A. Com a definição de oito clubes na elite, o Estadual passará a rebaixar dois e dar vagas a mais dois clubes.
Tudo no ar!
A cobertura do Sr. Goool já começou pelos Estaduais 2015. Assim como sempre faz, o Sr. Goool acompanhará os Estaduais com tabela, classificação interativa, chaveamento, estatísticas, ranking de público e renda, e simulador.
Confira a quantidade de clubes rebaixados nos Estaduais 2015:
Alagoano (2)
Amazonense (2)
Baiano (2)
Brasiliense (2)
Capixaba (2)
Carioca (2)
Catarinense (2)
Cearense (2)
Gaúcho (3)
Goiano (2)
Maranhense (2)
Mato-grossense (2)
Mineiro (2)
Paraense (6)
Paraibano (2)
Paranaense (2)
Paulista (4)
Pernambucano (2)
Piauiense (1)
Potiguar (1)
Sergipano (2)
Sul-mato-grossense (2)
Tocantinense (2)