São Paulo - A Copa do Mundo de 1954 aconteceu na Suíça com a presença de 16 seleções. E só no quinto Mundial da história, o torneio de seleções ganhou ares de profissional. Esqueça os grupos com números diferentes de seleções, ou torneios sem mata-mata. Nada disso! A Copa do Mundo de 54 lembra muito o o formato atual.
No último domingo, o Sr. Goool iniciou a saga por todas as edições das Copas do Mundo. Nesta série, o Sr. Goool apresentará as curiosidades, as estatísticas e as histórias de todos os Mundiais até desembarcar no Brasil na Copa do Mundo de 2014. (Confira o histórico da Copa do Mundo de 1954!)
A única diferença foi que as seleções, após a Primeira Fase, se classificaram para as quartas-de-final. No mata-mata também não houve jogo de desempate. Em caso de igualdade, os rivais disputariam a classificação nos pênaltis - novidade para aquela época.Líder do Grupo 1, que tinha Iugoslávia, França e México, o Brasil voltou a decepcionar ao ser eliminado ainda nas quartas-de-final pela Hungria, que viria a ser vice-campeã. A final foi com a Alemanha Ocidental que garantiu o título ao triunfar por 3 a 2.
Maior vencedor do Estado, o Ceará abocanhou seu 43º título da história
Leia a notícia completaA Copa do Mundo de 1954 foi disputada entre 16 de junho e 4 de julho. Com ares profissional, o Mundial é até o hoje o responsável pela melhor média de gols. Ao todo, foram marcados 140 gols em 26 jogos. Média de 5,4 tentos por partida. Alemanha Ocidental e Hungria marcaram 25 gols cada, melhor ataque do torneio.
Não por acaso, o resultado mais repetido foi o triunfo dos mandantes, por 4 a 1, assim com a vitória dos donos da casa, por 2 a 0 - três vezes cada. O Mundial ainda teve duas goleadas, por 7 a 0, fato raro nos dias de hoje. A Copa de 54 também contabilizou outros placares com abundância de gols como 5 a 0, 7 a 5, 8 a 3, 9 a 0, 7 a 2 e 6 a 1.
*Fonte: FIFA