São Paulo - A maior decepção da Seleção Brasileira em Copas do Mundo, com certeza, foi a derrota para o Uruguai em 1950. Mas o tropeço no Mundial de 1966 também pode entrar na lista de desastres verde e amarelo. Bicampeão mundial (1958 e 1962), o Brasil conseguiu ser eliminado ainda na fase de grupos na Copa da Inglaterra.
No último domingo, o Sr. Goool iniciou a saga por todas as edições das Copas do Mundo. Nesta série, o Sr. Goool apresentará as curiosidades, as estatísticas e as histórias de todos os Mundiais até desembarcar no Brasil na Copa do Mundo de 2014. (Confira o histórico da Copa do Mundo de 1966!)
A Seleção Brasileira até venceu a lanterna Bulgária, mas caiu diante da surpresa Portugal e da Hungria. Se o Brasil ficou pelo caminho, Portugal - do craque Eusébio - fez história ao conquistar sua melhor colocação até hoje em Copas do Mundo. Líder do Grupo 3, a Seleção Portuguesa passou pela Coreia do Norte nas quartas-de-final e caiu apenas na semifinal diante da Inglaterra, que seria campeã. Na disputa do 3º lugar, porém, Portugal se recuperou e venceu a União Soviética.Sr. Goool só levou em conta os públicos dos Estaduais e nenhum clube chegou aos dez mil pagantes
Leia a notícia completaGeoff Hurst marcou três gols na final - feito inédito até hoje. A caminhada da Inglaterra começou com vitórias sobre México e França, além do empate contra o Uruguai. Nas quarta-de-final, os ingleses superaram a Argentina. A campanha do título teve aproveitamento de 83,3%. Foram quatro vitórias e dois empates, além de nove gols a favor e três contra.
A Copa do Mundo de 1966, disputada entre 11 de julho e 30 de julho, contou com 16 seleções, 32 jogos e 89 gols. Média de 2,8 tentos por partida. O português Eusébio, autor de nove gols, foi o artilheiro do Mundial. Portugal ainda teve o maior número de vitórias (5) e o melhor ataque (17). Já Inglaterra e Alemanha Ocidental não perderam, enquanto Argentina e Itália tiveram a melhor defesa (2).
*Fonte: FIFA