São Paulo - A Libertadores é o torneio mais importante da América do Sul. Mesmo assim, a final da edição 2015 terá um representante da CONCACAF. O Tigres fez valer o mando de campo e, mesmo com a derrota no duelo inicial, por 2 a 1, em Porto Alegre, superou o Internacional (3 a 1), nesta quarta-feira, e garantiu presença na decisão contra o River Plate, algoz do Guaraní. Esta será a terceira vez que a final da Libertadores terá um clube mexicano.
Se já fez história ao chegar à final, o Tigres quer ir além. O clube quer ser o primeiro mexicano a conquistar a Libertadores. O Cruz Azul foi o primeiro representante do México na decisão do torneio mais importante da América do Sul. Mas o Cruz Azul sucumbiu diante do Boca Juniors, em 2001. Nove anos depois, o Chivas Guadalajara perdeu a final para o Internacional.
A final entre Tigres e River Plate será um duelo de velhos conhecidos. Afinal, mexicanos e argentinos estiveram no mesmo grupo na Segunda Fase. Na Argentina, os adversários empataram, por 1 a 1, enquanto no México a igualdade foi de 2 a 2. San Jose e Juan Aurich também estavam no mesmo grupo. No mata-mata, o Tigres eliminou Universitario e Emelec, além do Inter.Vozão venceu Tupi, em Juiz de Fora, e encerrou seca de três meses sem vitória fora de casa
Leia a notícia completaCampeões!
A Argentina, com 23 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.