Rio de Janeiro - Vasco, Luziânia e Paysandu foram campeões estaduais invictos. O trio, entre os 18 vencedores da temporada 2016, não sofreu nenhuma derrota ao longo da campanha vitoriosa. O melhor desempenho foi do Vasco. O Gigante da Colina chegou ao bicampeonato com aproveitamento de 81,5%. Ao longo dos 18 jogos pelo Cariocão, o Vasco obteve 13 vitórias (sete em casa e seis fora) e cinco empates (quatro como mandante e uma como visitante). Este foi o 24º título estadual do clube cruzmaltino.
Quatro clubes, por outro lado, não chegam a dez títulos e houve até campeão inédito
Leia a notícia completaEntre os campeões invictos, a pior campanha é do Paysandu. O Papão pegou sua 46ª estrela paraense com desempenho de 66,7%. Ao longo dos dois turnos do Estadual, o Paysandu garantiu seis vitórias (quatro em casa e duas fora) e também seis empates (quatro como mandante e dois como visitante).
No geral, o Vasco não perde desde 1º de novembro, quando caiu diante do Fluminense, por 1 a 0, na 33ª rodada do Brasileirão. Levando em conta apenas o Campeonato Carioca, a última derrota do Gigante da Colina foi em 5 de abril, quando o Friburguense fez 5 a 4 na 14ª rodada. Pelo Estadual do Rio de Janeiro já são 23 partidas de invencibilidade.
A série invicta do Luziânia no Candangão dura um ano e dois meses. O último tropeço aconteceu ante o Ceilândia, justamente a vítima de 2016, em 25 de março pela 11ª rodada (2 a 0). Ao todo são 21 duelos sem derrota. Por fim, o Paysandu não cai - no geral - desde a 34ª rodada da Série B. Em 3 de novembro, o América Mineiro fez 2 a 1 em casa. Hoje, porém, o trio está em festa. Título e invencibilidade!