Os 20 clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta no sistema de pontos corridos. O clube que somar o maior número de pontos será declarado campeão. Por outro lado, os últimos quatro colocados serão rebaixados à Série B.
Com o Brasileirão 2016 já em andamento, a CONMEBOL anunciou a distribuição de mais duas vagas ao Brasil para a Libertadores. Assim, a CBF aumentou o G4 para G6. Os três primeiros colocados entrarão diretamente na fase de grupos, enquanto do 4º ao 6º terão que disputar a fase inicial.
Já as vagas da Copa Sul-americana ficarão com os clubes presentes entre o 7º e o 12º lugar. Assim como no caso da Libertadores, caso o campeão da Copa do Brasil fique entre estas posições, a zona de classificação será alterada.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols pró;
4 - Confronto direto (somatória dos 180 minutos);
5 - Menor número de cartões vermelhos recebidos;
6 - Menor número de cartões amarelos recebidos;
7 - Sorteio.
*Permanecendo o empate no confronto direto, o desempate será pelo maior número de gols assinalados no campo do adversário. No caso de empate entre mais de dois clubes, não será considerado o quarto critério.
*Se houver empate entre clubes que brigam pelo título ou contra o rebaixamento, não serão aplicados os critérios 5º, 6º e 7º. O desempate ocorrerá através de um jogo extra em campo neutro. Havendo empate nesse jogo, a decisão será nos pênaltis.
Baixe o regulamento