Portal Eventos
Copa das Confederações
Em 14 de maio de 2013 às 17:18

Estádio da abertura da Copa das Confederações ficará vazio se depender do Estadual

Nem o total de público do Estadual - 66.097 pagantes - seria capaz de lotar a nova arena do Estado

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Distrito Federal - A Seleção Brasileira - convocada pelo técnico Luiz Felipe Scolari nesta terça-feira - vai estrear na Copa das Confederações em 15 de junho diante do Japão no Estádio Mané Garrincha, ou Estádio Nacional - como é chamado pela FIFA. A reinauguração do estádio do Distrito federal será no próximo sábado, na final entre Brasiliense e Brasília.

A Federação Brasiliense de Futebol (FBF) irá distribuir ingressos para seis mil operários e seus familiares, assim como aconteceu no Maracanã, além de vendar outra parte das entradas. “Haverá venda de um percentual e isso está sendo tratado pela Federação Brasiliense de Futebol. Os clubes terão condição de trazer torcedores”, disse o Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, em entrevista coletiva.

O certo é que se o público da reinauguração do Mané Garrincha for igual ao apresentado no Estadual 2013 (Veja o ranking de público AQUI!), muitas cadeiras estarão vazias, como mostrará o Sr. Goool.

O Estádio Mané Garrincha, com capacidade para 72 mil pessoas, é o segundo mais caro da Copa do Mundo no Brasil ao preço de R$ 1,1 bilhão. O provável Elefante Branco vê o Campeonato Brasiliense com média de míseros 905 pagantes. Nem o total do Estadual - 66.097 pagantes - seria capaz de lotar a nova arena do Estado.

Na temporada passada, a situação foi ainda mais delicada. A média do Campeonato Brasiliense chegou a apenas 639 pagantes e público total de 49.219. Em 2013, os finalistas do Estadual estão abaixo do Gama que, sequer, chegou à final de qualquer um dos turnos. O Periquito detém a melhor média com 3.069 pagantes. Em cinco jogos como mandante, o Gama levou 15.346 torcedores ao estádio. Número 4,6 menor do que a capacidade total do Mané Garrincha.

O Brasiliense, que venceu a primeira partida da final, por 1 a 0, tem a segunda melhor média do campeonato com 1.755 pagantes. Além dos dois primeiros colocados, apenas o Sobradinho (1.492) ultrapassou a marca de mil pagantes. Já o Brasília aparece só no quarto lugar com média de 1.492 pagantes.

O primeiro jogo da final, no Estádio Elmo Serejo Farias (Serejão), em Taguatinga, arrastou 1.956 pagantes. O maior público do Campeonato Brasiliense 2013 aconteceu no clássico entre Gama e Brasiliense que terminou empatado, por 1 a 1, em 7 de fevereiro. Naquela oportunidade, no Estádio Bezerrão, no Gama, 8.489 pagantes estiveram nas arquibancadas. Para lotar o novo Estádio Mané Garrincha seria necessário 8,4 públicos deste tamanho.