Portal Eventos
Copa das Confederações
Em 19 de maio de 2013 às 08:22

Conheça os autores do primeiro gol dos estádios que sediarão a Copa das Confederações

Dos cinco tentos, teve predestinado que já pendurou as chuteiras e até gol contra

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - "Quando eu nasci, papai do céu apontou o dedo e disse: esse é o cara". A frase que abre esta matéria é do ex-atacante Romário, mas poderia se encaixar muito bem para outras cinco pessoas do futebol brasileiro. Todas tiveram a sorte e a competência de anotar o primeiro gol das reformadas Arenas para a Copa das Confederações 2013 e para a Copa do Mundo 2014.

O primeiro predestinado foi o meio-campista Kléberson. Aos 33 anos e respaldado pelo pentacampeonato mundial com a Seleção Brasileira, ele marcou o gol inaugural do Castelão, em Fortaleza. Na reabertura do estádio, em 27 de janeiro, o Bahia triunfou sobre o Ceará (1 a 0) pela Copa do Nordeste. Kléberson anotou seu gol aos 32 minutos do primeiro tempo após rebote do goleiro Fernando Henrique. Mas o Castelão foi aberto com outra partida. O problema é que Fortaleza e Sport não saíram do zero.

Mineirão

Em 3 de fevereiro, o Mineirão, em Belo Horizonte, foi reaberto com o triunfo do Cruzeiro, por 2 a 1, sobre o rival Atlético Mineiro. O garoto Anselmo Ramon, de apenas 24 anos, até comemorou o tento, mas o árbitro Cleisson Veloso Pereira deu gol contra de Marcos Rocha aos 22 minutos da primeira etapa. O juizão entendeu que foi o jogador do Atlético quem desviou a bola em cruzamento de Leandro Guerreiro. (Veja a súmula aqui!)

Fonte Nova
A Arena Fonte Nova não teve problemas com gols. O Vitória meteu 5 a 1 no rival Bahia em 7 de abril. Renato Cajá, com 28 anos, foi o protagonista do novo estádio baiano ao balançar as redes aos 41 minutos da primeira etapa. O meia, que rodou por inúmeros clubes, marcou o primeiro gol da recauchutada Arena Fonte Nova em cobrança de pênalti.

Maracanã
A reabertura mais sem graça aconteceu justamente em um dos estádios mais importantes do futebol mundial. O Maracanã foi reaberto com o sem graça amistoso entre amigos de Ronaldo e os parceiros de Bebeto. A turma do Fenômeno venceu, por 8 a 5, em 27 de abril. Mas o primeiro gol do novo Maraca foi dos amigos de Bebeto. Aos 38 anos, Washington - o Coração Valente - recebeu cruzamento de Bebeto e marcou, de cabeça, aos 16 minutos da primeira etapa.

Mané Garrincha
A FIFA pode até chamar o estádio do Distrito Federal de Nacional, mas na verdade, foi o Mané Garrincha que reinaugurou, neste sábado, 18 de maio. O Brasiliense venceu o Brasília, por 3 a 0, e sagrou-se campeão estadual pela oitava vez. O autor do primeiro gol do novo estádio atende pelo nome de Bocão. Jonathan Ferreira da Silva, de apenas 20 anos, foi um dos destaques da partida. Aos 4 minutos da segunda etapa, o lateral tabelou com Gizo e bateu forte para o fundo das redes.

Até a Copa do Mundo 2014 ainda serão inaugurados a Arena Corinthians (65.000 lugares), o Estádio Beira-Rio (50.287 lugares), a Arena Pernambuco (43.921 lugares), o Estádio das Dunas (43.000 lugares), a Arena Pantanal (42.968 lugares), a Arena Amazônia (42.377 lugares) e a Arena da Baixada (41.000 lugares).