Portal Eventos
Copa das Confederações
Em 21 de junho de 2013 às 11:44

Brasil poderá igualar campanhas de 1999 e 2001 na Copa das Confederações

Apenas cinco Seleções conseguiram passar a fase de grupos sem levar gol na história do torneio

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O técnico Luiz Felipe Scolari, assim como a maioria dos técnicos brasileiros, privilegia o sistema defensivo. E a estratégia, até aqui, tem dado certo na Copa das Confederações. O Brasil é a única Seleção que ainda não sofreu gol nas duas primeiras rodadas.

Se a bola não balançar as redes da meta do goleiro Júlio César, neste sábado, no duelo contra a Itália pela 3ª rodada, a Seleção Brasileira igualará as campanhas de 1999 e 2001. Nesses duas oportunidades, o Brasil passou incólume na fase de grupos.

Outras Seleções também terminaram a Primeira Fase sem levar gols, mas nenhuma atingiu a façanha de passar toda a Copa das Confederações sem buscar a bola no fundo do gol. A Nigéria, em 1995, foi a primeira Seleção a não ser furada na fase inicial. Mas naquela oportunidade foram apenas dois jogos.

Em 2001, já com três partidas na fase de grupos, o Japão, assim como o Brasil, ficou zerado no sistema defensivo. Camarões, em 2003, e Espanha, em 2009, foram as outras duas Seleções que não levaram gol nas primeiras três partidas do torneio.

A 3ª e última rodada da Primeira Fase terá dois jogos no sábado. Pelo Grupo A, Brasil e Itália, já classificados, brigarão pela liderança. Enquanto isso, Japão e México vão cumprir tabela. No domingo, pelo Grupo B, a Nigéria vai encarar a Espanha. Já Uruguai e Taiti ficarão frente a frente. A Espanha está classificada, enquanto Nigéria, Uruguai e até o Taiti lutam pela vaga restante do grupo.