São Paulo - UEFA e CONMEBOL estreitaram os laços para mostrar força diante da FIFA. Uma das ações criadas pelas entidades foi a Finalíssima, torneio que colocará frente a frente o campeões da Eurocopa e da Copa América. Em 2022, ano de estreia da competição, Itália e Argentina medirão forças em 1º de junho, no Estádio de Wembley, em Londres, na Inglaterra.
Essas duas seleções têm histórias, inclusive, na Copa do Mundo. A Finalíssima, aliás, serve de aquecimento para a edição do Qatar que será realizada no fim do ano que vem. Argentinos e italianos se enfrentaram cinco vezes em Copas do Mundo, segundo o levantamento do Sr. Goool, e os europeus levam vantagem.
Desde a década de 70, o principal torneio sul-americano não tem um tricampeão genuíno
Leia a notícia completaO último encontro dessas seleções em Copas do Mundo foi em 1990, na Itália. Na semifinal, sul-americanos e europeus empataram por 1 a 1 no tempo normal e por 0 a 0 na prorrogação. Nos pênaltis, os hermanos levaram a melhor por 4 a 3.
A Argentina soma 17 participações e dois títulos. Os argentinos já estão garantidos na Copa do Mundo de 2022. A Itália, por outro lado, terá que passar pela repescagem. Os italianos acumulam 18 participações e quatro conquistas mundiais.