São Paulo - Michel Platini, ex-jogador e ex-presidente da UEFA revelou à France Bleu que houve trapaça no sorteio para a definição dos grupos na Copa do Mundo da França em 1998. O intuito da FIFA era ter uma final entre os anfitriões e o Brasil, que buscava o segundo título seguido e o quinto no total. A decisão, de fato, ocorreu entre franceses e brasileiros. A França se tornou o sexto anfitrião a dar a volta olímpica ao lado do seu torcedor.
"Quando organizamos o calendário, fizemos uma pequena trapaça. Se terminássemos em primeiro do grupo, e o Brasil também terminasse em primeiro, não nos encontraríamos antes da final", revelou Platini.Top 20 conta com 18 clubes da elite nacional e dois do segundo escalão
Leia a notícia completa"Não iríamos preparar uma Copa do Mundo durante seis anos para não fazer pequenas travessuras, não é? Você acha que os demais também não fizeram?", indagou Platini.
Campeã invicta!
A França foi campeã pela primeira vez da Copa do Mundo em 1998 de forma invicta. Foram seis vitórias e apenas um empate, além de 15 gols a favor e dois tomados. Aproveitamento de 90,5%. Os franceses passaram pela fase de grupos com aproveitamento de 100% - vitórias contra Dinamarca, África do Sul e Arábia Saudita. No mata-mata, a França eliminou o Paraguai na prorrogação (oitavas de final), passou pela Itália nos pênaltis (quartas de final) e venceu a Croácia (semifinal) antes de decidir o título contra o Brasil.
A final de 98, até hoje, mexe com a cabeça dos brasileiros. No dia da decisão, Ronaldo passou mal e, mesmo assim, foi a campo. Sem se importar com o outro lado, a França - apoiada por seus apaixonados torcedores - marcou dois, logo de cara, com o craque Zidane. E Petit fechou o marcador. A surpreendente Croácia ficou com o 3º lugar ao derrotar a Holanda. Suker, da Croácia, foi o artilheiro com seis gols.