Minas Gerais - Lá se vão três anos, mas não é nada fácil esquecer. Ainda mais se você for apaixonado por futebol ou brasileiro. Pior se for os dois. Neste sábado, 8 de julho, completa-se três anos do inesquecível e trágico 7 a 1. A vitória esmagadora da Alemanha - que viria a ser campeã - em cima do Brasil, então país-sede da Copa do Mundo de 2014. O palco do maior vexame verde e amarelo foi o Mineirão, em Belo Horizonte. O estádio, contudo, saiu incólume. Não por acaso, o Mineirão ostenta a segunda melhor média de público entre as Arenas que receberam jogos do Mundial da FIFA.
O Sr. Goool, nos próximos dias, trará as informações de todos os estádios que receberam jogos da Copa do Mundo. Esse levantamento considera os públicos obtidos só após 13 de julho de 2014, data final do Mundial da FIFA. É como se fosse uma prestação de contas com olhar voltado para as arquibancadas. O Sr. Goool revelará o "legado" de dentro dos estádios.
FPF, por exemplo, acumula receita superior a 13 clubes na Série A; Líder repassou mais de R$ 500 mil
Leia a notícia completaPúblico cai, mas...
O Mineirão, em 2015, viu quadruplicar o número de jogos no Brasileirão - de seis para 23. Mas a média não acompanhou. Nada que assustasse, mas houve recuo para 27.850 espectadores. A média geral de dois anos atrás ficou em 27.390 aficionados. Em 2016, mais uma vez sem um grande título para os mineiros, o estádio da capital voltou a perder público (22.784).
No ano passado, o Mineirão contabilizou o maior número de jogos desde a final da Copa do Mundo. Se em 2015 foram 36 partidas, em 2016 a marca saltou para 43 duelos. Houve jogos pela Série A, Copa do Brasil, Libertadores, Copa da Primeira Liga e Estadual. Na atual temporada, até aqui, são 23 confrontos e média de 16.058 fãs.
Os 58.151 torcedores daquele 8 de julho jamais esquecerão o que viram no Mineirão. O mesmo vale para os milhões de fãs espalhados por todo o mundo da bola. Uma dor que segue cravada entre os alicerces do palco mineiro, mas também que não impede a festa de torcedores a cada partida. Vide a segunda melhor média de público entre os estádios da Copa 2014.