Rio Grande do Sul - O Clube Esportivo Bento Gonçalves é a grande surpresa do Campeonato Gaúcho. Semifinalista, o Esportivo vai encarar o Internacional, neste domingo, às 16 horas, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, por uma vaga na decisão da Taça Piratini.
Fundado em 28 de agosto de 1919, o clube da cidade de Bento Gonçalves quer superar a campanha de 1979, quando foi vice-campeão estadual. O Esportivo também já faturou o Título do Interior em seis oportunidades (1970, 1971, 1976, 1979, 1982 e 1987). A última grande conquista do clube foi a Copa FGF, em 2004.Após terminar na quarta colocação do Grupo B e eliminar a Lajeadense, nos pênaltis, nas quartas-de-final, o Esportivo quer fazer jus a seu mascote, "Zebrão Alviazul". A história da zebra azul é bem interessante e explicada no site oficial do Esportivo:
"Em 2008, a direção do Clube Esportivo abriu um concurso aos torcedores para eleger um mascote para a equipe. As opções eram águia, azulão, leão da montanha e Baco: o deus do vinho. Mais tarde, foi incluída a zebra a pedido da torcida, que acabou vencendo o concurso com a obra feita por Adriano Segatto.
A origem da ligação da zebra com o Clube Esportivo surgiu quando ninguém chegou aos 13 pontos no primeiro teste da Loteria Esportiva, no dia 19 de abril de 1970. Naquela ocasião, o Esportivo ganhou do Grêmio por 1 a 0 no jogo disputado em Bento Gonçalves. O resultado inesperado foi considerado a “zebra” da loteria".
Em 9 de fevereiro, pela sétima rodada e no mesmo Estádio 19 de Outubro, os rivais empataram, por 1 a 1
Leia a notícia completaEm relação ao público pagante, o Internacional também leva vantagem sobre o rival do interior. Mesmo com o Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, fechado para reformas, o Colorado apresenta média de 5.329 pagantes - a segunda melhor do Gauchão. Por outro lado, o Esportivo amarga a nona colocação, com apenas 441 pagantes.