Amapá - O Campeonato Amapaense 2013 ainda não tem data certa para iniciar. A decisão, de acordo com a Federação Amapaense de Futebol (FAF), sairá apenas na próxima semana. Ainda de acordo com a assessoria da entidade, o Estadual, que deveria começar em 1º de julho, deverá rolar a bola apenas em 15 ou 20 de julho.
ASSU foi o último campeão no Rio Grande do Norte que não tinha sede na capital Natal
Leia a notícia completaO maior vencedor do Estado é o Macapá com 17 títulos, sete a mais do que o Amapá. O Ypiranga soma oito conquistas, contra sete do Santana e seis do São José. Trem e Independente têm cinco títulos cada. O Juventus aparece com três, enquanto Oratório, Cristal, Santos, Aliança, Guarany e CEA Clube somam um título cada.
Regulamento:
O regulamento também é incerto, mas tende a ser como na temporada passada. Os dez clubes jogarão entre em si, em partidas de ida, no primeiro turno. Os dois primeiros colocados farão a final em jogo único. O segundo turno seguirá o mesmo sistema de disputa com jogos de volta, mas não contará com os dois últimos colocados do turno. Caso o mesmo clube vença os dois turnos, será declarado campeão.
Se clubes distintos conquistarem os turnos, haverá dois jogos para definir o campeão de 2013. Nenhum clube terá vantagem nestas partidas. Em caso de empate, o título será definido por uma prorrogação de 30 minutos. Se a igualdade persistir, o título será decidido nos pênaltis.
O vencedor irá representar o Estado do Amapá na Copa do Brasil de 2014. O segundo colocado na somatória dos dois turnos vai representar o Estado do Amapá no Campeonato Brasileiro da Série D de 2014. Não há rebaixamento no Amapaense.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Vitória no confronto direto;
4 - Maior número de gols marcados;
5 - Menor número de gols sofridos;
6 - Menor número de cartões vermelhos;
7 - Menor número de cartões amarelos;
8 - Sorteio.