Rio Grande do Norte - "Eu sou América e tenho orgulho de ser". Mais do que nunca o torcedor do América de Natal terá que levar o hino oficial do clube ao pé da letra. O Mecão escreveu mais uma triste página em sua história, neste sábado, ao ser derrotado pelo Paraná, por 4 a 1, em Curitiba. Ao ser rebaixado na Série B do Campeonato Brasileiro, o Mecão festejará o centenário, em 14 de julho de 2015, na insossa Série C. Desde que o futebol brasileiro adotou quatro divisões nacionais, esta será a segunda vez que o América jogará o terceiro escalão nacional. A primeira foi em 2011.
Há quatro anos, o Mecão também esteve em uma divisão inferior a do rival ABC. O Mais Querido estava na Série B, enquanto o América amargava a Série C. Com a queda, o América de junta a Icasa, Vila Nova e Portuguesa - todos rebaixados ao terceiro escalão nacional e que serão substituídos por Paysandu, Macaé, CRB e Mogi Mirim.
O clube de Natal entrou na última rodada fora da zona do descenso e dependendo apenas de duas forças. Mas o Mecão perdeu para o Paraná e viu o Bragantino derrotar o rival ABC. O triunfo, em Natal, tirou o Braga da zona do medo e colocou o América na Série C.
Este foi o primeiro título do clube na divisão e o segundo de Santa Catarina
Leia a notícia completaCaíram!
O Estado de São Paulo é o recordista no quesito. Os paulistas, de 2006 para cá, já caíram em dez oportunidades (Guarani (2x), Paulista, Ituano, Marília, Santo André, Grêmio Barueri, Guaratinguetá, São Caetano e Portuguesa). Goiás (Vila Nova (3x)), Pará (Paysandu (2x) e Remo), Alagoas (CRB (2x) e ASA), Ceará (Fortaleza e Icasa (2x)) e, agora, Rio Grande do Norte (ABC e América de Natal (2x)) têm três quedas cada.
Com dois rebaixamentos há Pernambuco (Santa Cruz e Salgueiro), Distrito Federal (Gama e Brasiliense) e Minas Gerais (Ipatinga (2x)). A lista ainda conta com Amazonas (São Raimundo), Santa Catarina (Criciúma), Rio Grande do Sul (Juventude), Paraíba (Campinense) e Rio de Janeiro (Duque de Caxias) todos com um descenso cada.